Ongs e suas praticas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1002 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CRUZ, José Adelson da. Movimentos sociais e práticas educativas. Inter-Ação:Ver. Fac. Educ. UFG, 29(2):175-185,jul/dez. 2004.


Resumo das idéias centrais do texto.

1. Na década de 1980 os movimentos sociais trouxeram novas formas de articulação entre o Estado e sociedade;no bojo do processo de democratização;

2. Nesse período ampliaram os movimentos sociais em torno dereivindicações por saúde, educação, trabalho e participação política, o que redundou em influencias pela proposição de emendas populares na Constituição de 1988;

3. Depois da constituinte surge uma nova fase de atuação dos movimentos sociais por meio de ações sistematizadas e elaboradas enquanto propostas elaboradas,

4. Em 1990, são fortalecidos campos temáticos como meio ambiente, gênero,direitos humanos, etnoraciais. “Dessa forma, os movimentos sociais entraram na agenda dos acontecimentos mundiais, nas conferencias da ONU e constituem um dos principais campos de ação social coletiva da humanidade” (CRUZ,2004,p.176),

5. No espaço político as demandas foram mais canalizadas e respondidas no formato de políticas publicas o que “destituem os movimentos sociais de seus elementos depublicização”176.

6. Nessa institucionalização “ as emendas populares e a atuação dos parlamentares progressistas, na Constituição de 1988,concomitantemente, reconheceram a importância dos movimentos e das associações e estabeleceram mecanismos de participação da sociedade civil na gestão e no controle social das atividades publicas, de interesse da coletividade, demarcando direitos edeveres dos cidadãos” ”(CRUZ,2004,p.177),

7. O autor reafirma a idéia de OLIVEIRA que os movimentos sociais são marcados pela espontaneidade, autonomia e força de transformação da cultura e da sociedade, e quando instituídos perdem esse caráter.

8. Estudos ressaltam que os movimentos sociais têm suas origens no plano das carências e necessidades coletivas das camadas populares,expressando uma resposta às contradições urbanas.

9. As novas configurações dos movimentos sociais exigem que haja uma contemporanização de seu conceito, bem como de revelar sua articulação com a educação, ou seja suas atividades educativas.

10. Por permear diversos campos da vida social os movimentos sociais processam o saber na “própria experiência de vida, sem lugares específicos para a suatransmissão, isto é, vive-se o ensinar e o aprender, não necessariamente, vinculados à escola, embora não se possa dela prescindir.” (CRUZ,2004,P.178).

11. O movimento social é um conflito social e um projeto cultural articulado por força de interesses coletivos, sendo considerados como “índices da democracia real, ou como potência dela, para viabilizar o quadro das liberdades e dahumanização dos homens, à medida que modificam as relações sociais e, portanto, as de poder nas suas várias formas.” (CRUZ,2004,P.178).

12. A mudança na forma de pesquisar os movimentos sociais, distanciando-se das macroexplicações, preferindo as análises micros e organizacionais, enfatizando a sociedade civil, reduziu os movimentos sociais a apenas um entre outros atores engajados na reprodução daestrutura institucional das sociedades modernas.

13. Mesmo que alguns insistam em decretar o fim dos movimentos sociais deve-se refletir sobre eles visto que oferecem uma perspectiva desafiadora e produtiva ate mesmo no momento de refluxo das lutas sociais.

14. Os movimentos sociais são agentes de sua própria história, garantindo a comunicação dos problemas, mobilização e de organização dereivindicaçõees.

15. “A dinâmica do capitalismo,.....deflagrou simultaneamente a emergência de três deslocamentos na esfera pública: (i) a redefinição do Estado nacional e suas relações com a sociedade; (ii) a incorporação pelo setor privado de parcela da produção de bens e serviços públicos antes de competência do Estado; (iii) surgimento do terceiro setor, um espaço social autônomo,...
tracking img