Teoria da contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5982 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Anhanguera – Uniderp Interativa







Atividade de Praticas Supervisionadas
Administração
Teoria da Contabilidade








Universidade Anhanguera – Uniderp Interativa
Itapipoca
2012
Universidade Anhanguera – Uniderp Interativa




Equipe:
Carlos Magno 402111
Wanessa 402785
Mardonio 398913
Sangela 403507




Tutor: Profa. Ma. Juliana LeiteKirchner





Itapipoca, 05 de Novembro de 2012

ETAPA 1

A origem da Contabilidade está ligada a necessidade de registros do comércio. Há indícios de que as primeiras cidades comerciais eram dos fenícios. A prática do comércio não era exclusiva destes, sendo exercida nas principais cidades da Antiguidade. À medida que o homem começava a possuir maior quantidade de valores, preocupava-se emsaber quanto poderiam render e qual a forma mais simples de aumentar as suas posses; tais informações não eram de fácil memorização quando já em maior volume, requerendo registros. Com o pensamento no futuro passou-se a querer encontrar uma maior forma de controle nos seus gastos e lucros. Conforme o passar do tempo quando as economias foram ficando cada vez mais complexas a forma de ter essecontrole também acompanhou o ritmo desse desenvolvimento. Um dos primeiros sinais que nos mostram o aparecimento da contabilidade na antiguidade ocorreu por volta de 8.000 a.C, em Uruk, cidade da antiga Mesopotâmia, no território atual do Iraque. Uruk era um centro da civilização sumeriana. Esses primeiros registros contábeis constituíam-se em fichas de barro, guardadas em receptáculos de barro, queeram utilizadas na contagem do patrimônio. Após a criação das fichas de barro para o controle da contabilidade, houve a criação de tábuas com escritos cuneiformes, para a contabilização de pão, cerveja, materiais e trabalho escravo, em Uruk e Ur, também na Suméria. Dessa forma, a invenção da escrita pelo homem está intimamente ligada ao surgimento da Contabilidade.
Vimos que no século XVIIIocorreram grandes transformações na Europa e com isso trouxe profundas modificações para a economia em todo o mundo. As transformações técnicas e econômicas iniciadas na Inglaterra substituíram a energia obtida do esforço físico pela energia proveniente de processos mecânicos. Logo em seguida ocorreu a substituição de ferramentas mais simples por máquinas. Como consequência, o processo de produção semodificou profundamente quando a industrialização começou a substituir a manufatura. Isto fez com que a economia rural se transformasse em economia urbana. No século XIX aconteceu a Revolução Industrial na Inglaterra, através dessa revolução as indústrias trouxeram técnicas que era de exclusividade dos artesãos que é o cálculo. O cálculo de custos se tornou bem mais difícil. O processo de apuração decusto de produtos vendidos na indústria é bem mais complexo do que no caso da empresa mercantil, e é formado pela utilização de vários fatores de produção: recursos naturais, capital, mão de obra, etc. Isto tornou a contagem de apuração de custos dos produtos vendidos muito mais difícil.
A Evolução da contabilidade de pode ser resumida da seguinte forma: Período Antigo, Período Medieval, PeríodoModerno e Período Científico.
No Período Antigo essa contabilidade era representada pelos rebanhos como bens quantitativos esses primeiros registros eram feitos de forma muito rudimentar na sua memoria. Com o passar do tempo foi se aprimorando e surgiu uma técnica chamada de inventario. que foi muito útil para o homem nesse tempo. No Período Medieval estudavam-se na época, técnicas matemáticas,pesos e medidas, câmbio. Com essas técnicas o homem acabou se tornando mais evoluído nos conhecimentos comerciais e financeiros. Podemos mencionar que os sumérios-babilônios plantaram a semente da Contabilidade e os egípcios a concluíram de uma melhor forma, e os Italianos fizeram com que ela se tornasse muito melhor, surgiram então como consequências da épica em que apareceram grandes...
tracking img