Teoria da contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (770 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O desenvolvimento da contabilidade em toda sua história esteve intimamente ligado ao desenvolvimento econômico e as transformações sócio-políticos e socioculturais experimentadas em cada época.Podemos delimitar a evolução histórica da contabilidade em duas escolas.

ESCOLA EUROPÉIA
Ou ainda podendo ser chamada de Escola Italiana de Contabilidade, pois foi na Itália que começou osprimeiros estudos, através do idealizador da Contabilidade no mundo inteiro, Frá Luca Pacioli, o qual publicou o método das partidas dobradas através do Tractatus de Computis et Scripturis, o qualrevolucionou a Contabilidade na época e ainda é utilizado nos dias de hoje. A escrituração contábil ganhou relevância, fazendo com que os registros patrimoniais e os métodos de avaliação se desenvolvessemenormemente.
Com a Revolução Industrial, a atividade econômica evoluiu ficando a ciência contábil a um novo progresso e uma readaptação, a Itália dominou o cenário contábil ate os primeirosanos do século XX, quando de 1920 em diante a ascensão econômica e cultural dos Estados Unidos do Norte fez com que a escola Italiana entrasse em decadência.

ESCOLA NORTE AMERICANA
Ouainda chamada de Escola Anglo-Saxônica a qual teve um grande avanço na parte cientifica da Contabilidade, pelo fato de que a época exigia tais procedimentos, pois estavam surgindo gigantescas corporaçõese estas necessitavam de posições concretas, corretas e adequadas com relação a seu negocio.
Este avanço deu-se pelo fato de que todos os interessados na Contabilidade se empenharam unindoesforços para o progresso da ciência, e dentre eles podemos destacar: o governo com incentivos, universidades, investidores associações de contadores e diversos outros órgãos.
A esta fasecorrespondente ao 4° período, denomina como Historia Contemporânea ou Cientifica da Contabilidade, que vai de 1840 até aos nossos dias.



GRANDES PENSADORES
Poderemos citar alguns...
tracking img