Teoria da contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2487 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TEORIA DA CONTABILIDADE



RESUMO

A contabilidade é tão remota quanto o homem que pensa, ou melhor dizendo, que conta. A necessidade de acompanhar a evolução dos patrimônios foi o grande motivo para seu desenvolvimento. O surgimento do capitalismo deu impulso definitivo a esta importante disciplina, potencializando seu uso e aumentando suaeficácia. Através dos tempos, verifica-se que normalmente o grau de avanço da Contabilidade está diretamente associada ao grau de progresso econômico, social e institucional de cada sociedade. Entretanto, é inegável explicitar que, embora a contabilidade seja instrumento eficaz de gestão em qualquer regime econômico, de mercado ou centralizado, com todas as nuanças existentes, é nas economias de mercadoque a contabilidade atinge seu ponto mais alto. Verifica-se, até 1920, aproximadamente uma influencia muito grande da escola européia e da italiana em particular, e a partir de então, desenvolve-se o approach norte americano, favorecido não apenas pelo apoio de uma ampla estrutura econômica e política, mas também por pesquisa e trabalho serio dos órgãos associativos e pesquisadores.A contabilidade só cria foros de metodologia realmente cientifica se houver muito trabalho e muita pesquisa. Temos todos os pré--requisitos para trasformar a profissão em algo deveras importante no Brasil. È preciso, primeiramente, organizar talentos e recursos. Por outro lado, em apreciação geral, é importante conhecer qual foi a evolução da historiada disciplina, para podermos entender melhor o que ela é hoje.
A contabilidade é uma ciência essencialmente utilitária , no sentido de que responde, por mecanismos próprios, a estímulos dos vários setores da economia. Portanto entender a evolução as sociedades, em seus aspectos econômicos, dos usuários da informação contábil, em suas necessidadesinformativas, é a melhor forma de entender e definir os objetivos da contabilidades. Apesar das diferenças de abordagem das varias escolas, devemos reconhecer que somente existe uma Contabilidade, baseada em postulado, princípios, normas e procedimentos racionalmente deduzidos e testados pelo desafio da praticabilidade.
Todavia, não devemos desprezar umpostulado, um principio ou um procedimento somente porque não é praticável imediatamente em termos de custo da informação e beneficio. Desde que não seja rejeitado como utópico, pode integrar o conjunto de normas sujeitas ao aperfeiçoamento dos processos e mensuração, a fim de ser totalmente aplicado.







Objeto da Contabilidade é o Patrimônio, Campo de Aplicação da Contabilidade Entidadeeconômico-financeira e administrativas.


Função Administrativa : controlar o patrimônio
Função Econômica: Apurar resultados


Finalidade da Contabilidade

Controlar o patrimônio administrativo e fornecer informações sobre a composição e variações patrimoniais.

Técnicas utilizadas para atingir sua finalidade:

● Registros de fatos
● Escrituração
●Demonstrações Contábeis●Auditoria
●Analise de Balanços


Conceito de Contabilidade

É a ciência que estuda e controla o patrimônio das entidades mediante o registro, a demonstração expositiva e a interpretação dos fatos nele ocorridos com o fim de oferecer informações sobre a riqueza patrimonial em determinado período.


Patrimônio: Conjunto de bens direitos e obrigações vinculados às entidades .

A escrituração éfeita em ordem cronológica de data, mês e ano

As demonstrações contábeis são a reunião dos registros feitos através das escriturações.

Quando a demonstração tem em vista a exposição dos componentes patrimoniais recebe o nome de Balanço Patrimonial.
Quando visam a demonstração das variações patrimoniais e o resultado econômico de um período recebe o nome de Demonstração do Resultado do...
tracking img