Cloud computing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1277 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CTEPI – CENTRO TERRITORIAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE ITAPARICA
CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA

CLOUD COMPUTING

Diego Bezerra;
José Raimundo;
e Murilo Henrique.

PROFESSOR(A): Marco Cunha

PAULO AFONSO – BA
FEVEREIRO – 2012
Diego Bezerra;
José Raimundo;
e Murilo Henrique.

CLOUD COMPUTING

Trabalho apresentado ao professor Marco Cunha, como complemento de nota da matériaArquitetura de Sistemas Operacionais do Curso Técnico em
Informática.

PROFESSOR(A): Marco Cunha

PAULO AFONSO – BA
FEVEREIRO – 2012
1. INTRODUÇÃO

A evolução constante da informática gerou uma tecnologia denominada Cloud Computing (Computação em nuvem ou computação nas nuvens, em português), que permite o uso de softwares, aplicações e serviços – além do armazenamento,compartilhamento e disponibilização de arquivos e informações – via Internet (como se elas estivessem instaladas no próprio computador), de qualquer dispositivo eletrônico, a qualquer hora e em qualquer lugar do mundo, remotamente (daí o uso do termo nuvem). A expressão vem sendo adotada frequentemente por volta do ano de 2008, onde grandes empresas como Apple, Amazon, AT&T, Dell, Google, IBM,Intel, Microsoft e Yahoo! lançaram seus produtos remotos, chamando-a de “nova fronteira da era digital”.

2. ORIGEM
Há várias versões para a origem da computação em nuvem. Uma delas, segundo Taurion, afirma que o termo surgiu em 2006, em uma palestra de Eric Schmidt, do Google, sobre como sua empresa gerenciava seus data centers. Outra alega que foi em 1997, reconstruindo o conceito de 1960,onde a empresa pioneira no desenvolvimento do cloud computing foi a Salesforce, em 2000, no qual sua iniciativa levou centenas de empresas a alterar seus produtos físicos em virtuais. De acordo com fontes da Wikipedia, a tecnologia foi criada por um estudante sueco, Fredrik Malmer, utilizando as linguagens XHTML e Javascript, compradas em 1999 pela a empresa WebOS Inc. nos EUA, com o objetivo decriar um ambiente operacional completo, inclusive com API para o desenvolvimento de outros aplicativos.
A evolução dos meios comunicativos também contribuiu, fazendo o uso da Internet cada vez mais amplo e mais rápido. Esse cenário cria a situação perfeita para a popularização e utilização do cloud computing, junto da melhoria dos produtos e preços do serviço.

3.1. CARACTERISTICAS EVANTAGENS
A principal característica da computação em nuvem é o uso de softwares a qualquer hora, e em qualquer local, bastando apenas o acesso à Internet, permitindo o compartilhamento de recursos por um grande grupo de usuários e serviços, não sendo necessárias instalações, além de:
* Em alguns casos, os softwares podem ser utilizados independentes de seu sistema operacional ou valor doshardwares;
* O usuário não precisa se preocupar com manutenção, atualizações, sendo de responsabilidade do próprio produtor;
* Algumas aplicações são gratuitas, e quando é necessário pagar, o usuário o fará em relação aos recursos e/ou tempo de uso.
* O trabalho corporativo e o compartilhamento de arquivos se tornam muito mais fáceis, uma vez que todas as informações se encontram no mesmolugar;
* A infra-estrutura necessária para uma solução de cloud computing consume menos energia, refrigeração e espaço físico, contribuindo para preservação do meio ambiente e uso de seus recursos.
* Ainda assim, as nuvens não são seguras, pois em todas as nuvens (de forma geral), ocorre uma tempestade.

3.2. TIPOS E SERVIÇOS
Atualmente, a computação em nuvem é dividida em seistipos:
* Everything as a Service ou Tudo como Serviço (EaaS): Quando se utiliza todos os meios: infra-estrurura, plataformas, softwares, hardwares, suporte, enfim o que envolve T.I.C. (Tecnologia da Informação e Comunicação) como um Serviço.
* Communication as a Service ou Comunicação como Serviço (CaaS): Refere-se, como diz o nome, à comunicação. Bons exemplos disso são o Voice over IP (O...
tracking img