Teoria da adm ...

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (932 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Etapa 3
Passo 2
A ênfase na tecnologia e no ambiente surgiu com a teoria da contingência, e abrange outras teorias tais como: a de sistemas, da matemática e da tecnologia da informação.
Osprecursores da teoria da contingência são P.R.Laurence e J.W. Lorsch. Duas teorias que muito contribuiram para a obtenção da teoria da contingência foram: Teoria Neo-Behaviorista que se refere ao que fazevoluir o sistema organizacional, não são os paradigmas de gestão, mas sim a eficácia das suas respostas ao meio envolvente; e a Teoria Sistémica que mencionou que a organização é um sistema que dependedo seu sistema envolvente, do meio em que está inserida e dos subsistemas que a compõem.
Na abordagem da teoria contigêncial são as características ambientais e tecnológicas que condicionam ascaracterísticas organizacionais. A Teoria da Contingência explica que não há nada de absoluto nos princípios gerais da administração. Os aspectos universais e normativos devem ser substituídos pelo critériode ajuste entre cada organização o seu ambiente e tecnologia.
Tal teoria tem varios aspectos positivos e negativos, onde os pontos positivos é a parte integrativa por absorver conceitos dediferentes teorias administrativas, esta enfatiza que não há nada de absoluto nas organizações tudo é relativo, ou seja, tudo depende. Já os aspectos negativos é que a teoria da contingência ainda não épassível de serem avaliados os seus aspectos negativos. Contudo, já é possível serem delineadas algumas limitações, tais como: as características organizacionais somente podem ser atendidas mediante aanálise das características ambientais com as quais se defrontam.
A teoria da contingencia explica que não há moda de absoluto nos princípios gerais da administração. Todas as organizações são dependentesde algum tipo de tecnologia, por exemplo: matéria prima, os peritos ou os técnicos.
A teoria de sistemas, as organizações são abordadas como sistemas abertos, com interação e independência entre...
tracking img