Teoria classica de fayol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3074 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Com a sofisticação dos métodos de comercialização e industrialização, as empresas passaram a refletir sobre os processos de trabalho. Ou seja, passaram a refletir sobre:
- aumentar a eficiência da indústria por meio da racionalização do trabalho (Taylor);
- aumentar a eficiência da empresa por meio da sua organização e da ampliação de princípios gerais da Administração em basecientifica (Fayol).
A Teoria Clássica teve o seu início na França e 1916, tendo como fundador o francês Henri Fayol, engenheiro que se baseava em princípios e técnicas para o seu trabalho. Representou um avanço em relação à teoria de Taylor, pela sua tentativa de pensar a empresa como um todo, com ênfase na organização.
A teoria Clássica concebe a organização em termos de estrutura, forma edisposição das partes que a constituem, além do inter-relacionamento entre as partes. Restringe-se apenas aos aspectos da organização formal.









Jules Henri Fayol (1841 - 1925)

Nascido a 29 de julho de 1841 em Istambul e falecido a 19 de novembro de 1925 em Paris, formou-se em Engenharia de Minas pela École Nationale Supérieure des Mines em Saint-Étienne. Com 19 anos começou atrabalhar como engenheiro de minas na Compagnie de Commentry-Fourchambeau-Decazeville em Commentry que se encontrava a beira da falência. Em decorrência de seu trabalho como gestor, onde levou a empresa a um novo patamar de resutados, foi promovido a diretor em 1888, quando a empresa já contava com cerca de 1000 funcionários, e manteve-se na posição até 1918.
Como resultado de suas experiências comogestor à frente da empresa, uma das maiores da França à sua época, publicou em 1916 seu livro "Administration Industrielle et Générale" um dos marcos da história do pensamento Jules Henri Fayoladministrativo.
O francês Henri Fayol foi dos primeiros a analisar a natureza da atividade empresarial e a definir as principais atividades do gestor: planejar; organizar; comandar; coordenar; e controlar.Fez a ligação entre a estratégia e a teoria empresarial e sublinhou a necessidade de aprofundar a gestão e cultivar qualidades de liderança. Fayol defendia que os mesmos princípios podiam ser aplicados em empresas de dimensões diferentes e de todo o tipo - industriais, comerciais, governamentais, políticas ou mesmo religiosas. O autor refinou suas conclusões teóricas para chegar a 14 princípiosgerais sobre gestão, que serviram como base para muitos autores subseqüentes elaborarem suas próprias propostas.


A TEORIA CLASSICA
A Teoria Clássica se caracterizava pela ênfase na estrutura que a organização deveria possuir para ser eficiente. Partia da organização e da estrutura como um todo, para garantir a eficiência de todas as partes envolvidas, fossem elas departamentos, seções oupessoas como executores de tarefas e ocupantes de cargos. A análise das tarefas de cada indivíduo cedeu lugar a uma visão global e universal da organização. A qual partia da estruturação de toda organização e chegava finalmente ao indivíduo. Também é caracterizada pelo olhar sobre todas as esferas da organização (operacionais e gerenciais), bem como na direção de aplicação do topo para baixo (dagerência para a produção).
Fayol partiu de uma abordagem sintética, global e universal da empresa, inaugurando uma abordagem anatômica e estrutural, superando a abordagem analítica e concreta de Taylor. Dividiram-se as funções da empresa e criou os princípios gerais da administração, que são as bases da administração como ciência, estes princípios são úteis para estruturar qualquer organização sejaqual for seu ramo de atividade e seu tamanho. O propósito das funções administrativas era diferenciá-las das funções técnicas e comerciais, confundidas pelos executivos que compreendiam mal.
Enquanto os métodos de Taylor eram estudados por executivos Europeus, os seguidores da Administração Científica só deixaram de ignorar a obra de Fayol quando a mesma foi publicada nos Estados Unidos. O...
tracking img