Papel dos gerentes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1964 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução:
 Gerentes são os agentes ou protagonistas do processo administrativo;

 São funcionários responsáveis pelo trabalho de outros funcionários nas organizações;

 São também chamados chefes ou dirigentes.
Autores que estudaram o Papel dos Gerentes:

Papel dos Gerentes Segundo Fayol
Fayol considerava a empresa como sistema racional de regras e autoridades.
O trabalho dedirigentes consiste em tomar decisões, estabelecer metas, definir diretrizes e atribuir responsabilidades aos integrantes da organização, de modo que as atividades de planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar estejam numa sequência lógica.
Uma vez organizada uma empresa, seus colaboradores necessitam de ordens para saber o que fazer, suas ações precisam de coordenação e suas tarefas, decontrole gerencial.Esse é o papel dos gerentes na visão de Fayol.
Para assegurar o desempenho satisfatório deste papel ele indicou 16 deveres e finalmente completa sua teoria com a proposição de 14 princípios que devem ser seguidos para que a administração seja eficaz.

OS 16 deveres dos gerentes, segundo Fayol

14 Princípios de Administração de Fayol


Chester Barnard e as Funções doExecutivo
Nasceu em 1886, estudou economia em Harvard, sem conseguir completar o curso e obter o diploma.
Em 1909 começou como estatístico, na empresa American Telephone and Telegrapf.
Em 1922 chegou a vice – presidente e diretor geral da Bell Telephone Company da Pensilvânia. Aos 41 anos foi promovido a presidente da New Jersey Bell Telephone Company.
Em 1948 aposentou – se da companhiaBell para tornar – se presidente da Fundação Rockefeller, na qual ficou até sua morte, em 1961.
Em 1937, foi convidado a ministrar um curso aberto em Harvard conduzindo oito sessões sobre as funções do executivo. A editora da universidade procurou – o e pediu – lhe que transformasse o conteúdo destas sessões em um livro, que viria a ser “As Funções do Executivo” publicado em 1938.
Nesse livro, eleexpõe idéias que se tornariam dominantes no estudo da administração nas décadas seguintes. Eficiência, eficácia, equilíbrio dinâmico com o ambiente externo e autogestão são algumas das suas idéias mais importantes sobre as organizações e os gerentes.




As 03 Principais responsabilidades das Funções do Executivo:
1. Desenvolver e manter um sistema de comunicação com a organizaçãoinformal, como estratégia para possibilitar a eficácia da organização formal.
2. Promover a formação e a manutenção de um sistema de recursos humanos, incluindo a motivação das pessoas, por meio de incentivos eficazes.
3. Formular e definir os propósitos, objetivos e fins da organização, o que inclui a doutrinação dos funcionários operacionais com os propósitos gerais e as grandes decisões, de modo queeles permaneçam coesos e capazes de tomar as decisões finais, que são detalhadas, de maneira coerente.
Herbert Simon e o Processo Decisório
Herbert Simon, nos anos 60, fez uma contribuição de grande importância para o estudo dos gerente. De acordo com Simon, administrar é sinônimo de tomar decisões. Com este ponto de vista, Simon isolou um aspecto do trabalho gerencial que já havia sidoabordado por Fayol e Barnard, ampliando para estudo.
Cada fase é um processo decisório em si, assim como a implementação das decisões.
As decisões gerenciais, de acordo com Simon, têm sua base na teoria econômica tradicional, que pressupõe a maximização dos ganhos por meio da racionalidade.
O homem econômico seleciona o melhor curso de ação, entre todas as possibilidades, de modo a aproveitar todasas vantagens. O modelo simplifica pensamento e ação, já que a racionalidade tem limitantes e não é possível apreender toda a complexidade do mundo.
As três fases do processo de tomar decisões segundo Simon
I. Intelecção ou Prospecção: Análise de um problema ou situação que requer soluções.
II. Concepção: Criação de alternativas de solução para o problema ou situações.
III. Decisão:...
tracking img