Papel dos gerente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1662 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Papel dos Gerentes Capítulo 07
Os gerentes, ou administradores, são os agentes ou protagonistas do processo administrativos. Os gerentes são funcionários responsáveis pelo trabalho de outros funcionários nas organizações.
Chester Barnard e as funções do executivo

Chester Barnard nasceu em 1886 e estudou economia em Harvard, sem conseguir completar o curso e obter o diploma, Começando comoestatístico em 1909, chegou em 1922, a vice-presidente e diretor geral. Aos 41 anos, foi promovido a presidente da New Jersey Bell Company. Conhecido como “filósofo praticante” da administração. Escreveu o livro As funções do executivo, sendo a maior parte da obra dedicada à importância da cooperação nas organizações formais. Apenas no final Barnard concentra-se no assunto que está no título.Suas proposições foram muito divulgadas e vieram a influenciar e servir de base para boa parte da pesquisa que viria a ser feita a respeito dos gerentes.
Eficiência, eficácia, equilíbrio dinâmico com o ambiente externo e autogestão são algumas de suas idéias mais importantes sobre as organizações e os gerentes:
- Equilíbrio com um ambiente externo em contínua mudança.
- O executivo, deveprivilegiar a comunicação.
- A cooperação entre os funcionários e os gerentes pode ser avaliada em termos de sua eficácia e eficiência.
- A disposição para cooperar depende do equilíbrio que o indivíduo percebe entre o esforço que dedica à organização e os benefícios que dela recebe.
- É a obrigação de doutrinar seus empregados,incutindo neles um senso de propósito moral.
- A arte da tomada dedecisão.
- Os gerentes devem estar conscientes de que dependem dos subordinados para implementar suas decisões.
Em resumo, as funções do executivo, de acordo com Barnard, abrangem três responsabilidades principais:
*Desenvolver e manter um sistema de comunicação com a organização informal, como estratégia para possibilitar a eficácia da organização formal.
*Promover a formação em manutenção de umsistema de recursos humanos, incluindo a motivação das pessoas, por meio de incentivos eficazes.
*Formular e definir os propósitos, objetivos e fins da organização, o que inclui a doutrinação dos funcionários operacionais com os propósitos gerais e as grandes decisões, de modo que eles permaneçam coesos e capazes de tomar as decisões finais, que são detalhadas, de maneira coerente.
Herbert Simon eo processo decisório
De acordo com Simon, administrar é sinônimo de tomar decisões. Toda ação gerencial tem natureza decisória.
O processo de tomar decisões tem três fases:
– Intelecção ou prospecção: analise de um problema ou situação que requer solução.
– Concepção: criação de alternativas de solução para o problema ou situação.
– Decisão: julgamento e escolha de uma alternativa.
Osgerentes procuram agir segundo o modelo do homem econômico, que consegue lidar com toda a complexidade do mundo e reduzí-la a variáveis controladas. O homem econômico seleciona o melhor curso de ação, dentre todas as possibilidades, de modo a aproveitar todas as vantagens.
Em lugar do homem econômico, Simon propõe o modelo do homem administrativo, que procura tomar as decisões satisfatórias. Asdecisões satisfatórias são aquelas que atendem aos requisitos mínimos desejados.
Simon distingue dois tipos de decisões: programadas e não programadas. As decisões programadas são repetitivas e tomadas automaticamente. Hábito, rotinas, manuais de instruções e operações padronizadas são formas de tomar decisões programadas. As decisões não programadas não dispõem de soluções automáticas. Lançarnovos produtos, reduzir o quadro de funcionários e mudar a sede da empresa são exemplos de decisões não programadas.
Henry Mintzeberg e os papéis gerenciais
Mintzeberg questiona a idéia de Fayol de que os administradores apenas planejam, organizam, dirigem e controlam. Os gerentes têm outras responsabilidades gerenciais além do desempenho das funções do processo administrativo. Definiu um papel...
tracking img