Teoria acidentes de trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (703 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TÓPICOS IMPORTANTES
* Teoria Dominó das Causas de Acidentes
* Teoria de Fatores Humanos das Causas de Acidentes
* Teoria de Acidentes/Incidentes das Causas de Acidentes
* TeoriaEpidemiológica das Causas de Acidente
* Teoria de Sistemas das Causas de Acidente
* Teoria da Combinação das Causas de Acidente
* Teoria Comportamental das Causas de Acidente
* Drogas eCausas de Acidente
* Depressão e Causas de Acidente
* Obesidade e Causas de Acidente
Cada ano, os acidentes de trabalho custam aos Estados Unidos quase US$ 50 bilhões. Este valor inclui oscustos associados à perda de rendimentos, despesas médicas, custos de seguro, e custos indiretos. O número de pessoas feridas em acidentes industriais em um ano típico é de 7.128.000 , ou 3 por 100 pessoaspor ano. No local de trabalho, há aproximadamente uma morte acidental a cada 51 minutos e um dano a cada 19 segundos.
Porque os acidentes ocorrem? Esta questão tem preocupado os decisores de saúde esegurança, durante décadas, porque a fim de evitar acidentes devemos saber por que eles acontecem. Ao longo dos anos, várias teorias da causalidade dos acidentes têm evoluído na tentativa de explicarpor que ocorrem acidentes. Modelos baseados nestas teorias são usados para prever e evitar acidentes.
As teorias mais amplamente conhecidas de causalidade de acidentes são a teoria do dominó, ateoria de fatores humanos, a teoria do acidente-incidente, a teoria epidemiológica, a teoria de sistemas, a teoria da combinação e a teoria comportamental. Este capítulo fornece prática e a futurosprofissionais de segurança as informações necessárias para compreender plenamente e aplicar essas teorias.
TEORIA DOMINÓ E AS CAUSAS DE ACIDENTE
Um dos pioneiros da segurança industrial e de prevenção deacidente foi Herbert W. Heinrich, um funcionário com a Companhia de Seguros de Viagens. Na década de 1920, depois de estudar os relatórios de 75.000 acidentes industriais, Heinrich concluiu que...
tracking img