Teorema de thevenin

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (843 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Teorema de Thévenin O teorema de Thévenin estabelece que “qualquer circuito formado por bipolos elétricos lineares, que são os resistores e as fontes de tensão contínua, pode ser substituído por umcircuito equivalente simples”. O circuito equivalente simples é constituído de um gerador de tensão denominado gerador equivalente de Thévenin e a resistência na qual os valores de tensão e correnteserão determinados.

O gerador equivalente de Thévenin é composto por uma fonte de tensão contínua e uma resistência denominados: Tensão equivalente de Thévenin (VTh); Resistência equivalente deThévenin (RTh).

A tensão equivalente de Thévenin é o valor de tensão medido nos pontos A e B, considerando o circuito em aberto, ou seja, sem o componente em análise, resistência de carga RL.

Aresistência equivalente de Thévenin é a resistência equivalente entre os pontos A e B, após duas considerações: as fontes de tensões são curto-circuitadas e o bipolo de interesse, RL, está desligado docircuito.

Análise de circuitos A analise de circuitos com o auxílio do teorema de Thévenin é feita a partir de quatro passos: Determinar a resistência equivalente de Thévenin; Determinar a tensãoequivalente de Thévenin; Calcular a corrente no resistor de interesse a partir dos valores de resistência e tensão de Thévenin, aplicando a lei de Ohm; Calcular a potência dissipada no resistor deinteresse, conhecendo os valores de resistência e corrente,

Exemplo Tomando como exemplo o circuito que segue, serão calculados os valores de tensão, corrente e potência dissipada no resistor R4.Passo 1 Determinação da resistência equivalente de Thévenin do circuito apresentado. Para isso, considera-se o resistor em estudo, R4, desligado do circuito e a fonte de tensão curto-circuitada.

Naassociação resultante, temos os resistores R1 e R2 em série, que podem ser substituídos por um resistor equivalente que vamos chamar de RA. O valor do resistor RA, pode ser calculado pela equação: RA...
tracking img