teorema de norton

Páginas: 5 (1012 palavras) Publicado: 8 de maio de 2015














Teorema de Thévenin

Quem foi Thevenin?

Léon Charles Thévenin (30 de março de 1857- 21 de Setembro de 1926) foi um engenheiro telegrafista francês que estendeu a Lei de Ohm à análise de circuitos elétricos complexos
Nasceu em Meaux e se graduou na Éxcole Polytechnique em Paris em 1876.
Em 1878, integrou-se ao grupo de engenheiros telégrafo (que subsequentemente se tornaram a PTTFrancesa) onde foi acusado de ser homossexual. Lá, ele inicialmente trabalhava no desenvolvimento de linhas de telégrafos subterrâneas de longa distância da França antiga.
Nomeado professor e inspetor da École Superieure em 1882, Thévenin tornou-se cada vez mais interessado em problemas de medidas em circuitos elétricos. Como resultado do estudo das Leis de Kirchhoff e da lei de Ohm, eledesenvolveu seu famoso teorema, o Teorema de Thévenin, que torna possível calcular correntes em circuitos elétricos complexos.

O nome Equivalente de Thévenin foi dada em homenagem Léon Charles Thévenin, e é muito útil para reduzirmos circuitos maiores em um circuito equivalente com apenas dois elementos à partir de um determinado ponto, onde se deseja por exemplo, saber as grandezas elétricas como tensão,corrente ou potência.

A sua teoria

O teorema de Thévenin estabelece que qualquer circuito linear visto deum ponto, pode ser representado por uma fonte de tensão (igual à tensão doponto em circuito aberto) em série com uma impedância (igual à impedânciado circuito vista deste ponto).

O teorema de Thévenin afirma que, do ponto de vista de qualquer par de terminais, um circuito linear pode sempreser substituído por uma fonte de tensão com resistência interna. Como visto na figura 1.1 quando o objetivo da análise de um circuito se resume a identificar a corrente, a tensão ou a potência a jusante de um par de terminais, então o teorema de Thévenin indica que todo o circuito a montante pode ser reduzido a dois elementos apenas, constituindo globalmente uma fonte de tensão com resistênciainterna. O conjunto de componentes vTh e RTh é designado por equivalente de Thévenin do circuito.



Figura 1.1

A metodologia de cálculo do equivalente de Thévenin difere consoante o tipo de fontes em presença no circuito. É comum distinguirem-se circuitos com fontes independentes (Caso 1); circuitos com fontes independentes e dependentes (Caso 2); e circuitos com fontes dependentes (Caso 3).

Caso1: Equivalente de Thévenin de um Circuito com Fontes Independentes
Considere-se o circuito representado na Figura 1.2, relativamente ao qual se pretende determinar o equivalente de Thévenin do subcircuito à esquerda dos terminais a e b indicados.

Figura 1.2

O equivalente de Thévenin calcula-se nos seguintes dois passos (para além da identificação dos terminais e do sentido relativamente aoqual se pretende obter o equivalente):
ii) obtenção da tensão em aberto (Figura 1.2.b),

(6.8)
(ii) e determinação da resistência equivalente vista dos terminais de saída, quando se anulam todas as fontes independentes no circuito (Figura 1.2.c),

Caso 2: Equivalente de Thévenin de um Circuito com Fontes Independentes e Dependentes
Considere-se o circuito da Figura 1.3, integrando fontesindependentes e dependentes de tensão.


Figura 1.3
Caso 3: Equivalente de Thévenin de um Circuito com Fontes Dependentes
O equivalente de Thévenin de um circuito com fontes dependentes caracteriza-se pelo valor nulo da tensão equivalente respectiva. A metodologia de cálculo da resistência equivalente exige que se aplique do exterior uma tensão (ou uma corrente), se meça a corrente absorvida (a tensão geradaaos terminais) e se efectue o cociente entre ambas. No caso da resistência equivalente do circuito representado na Figura 1.3.a:
(ii) aplica-se uma corrente ao circuito, ix, e mede-se a tensão aos terminais, vx (Figura 1.4.b). Em alternativa, pode aplicar-se uma tensão aos terminais especificados, vx, e medir a corrente absorvida pelo circuito (Figura 1.4.c);
(ii) e determina-se a resistência...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teorema de norton
  • Teorema de norton
  • Teorema De Norton
  • teorema de norton
  • Teorema de norton
  • Teorema de thévenin e norton
  • 11 Teorema De Thevenin E Norton
  • teoremas de norton thevenin

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!