Teologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 37 (9175 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Geografia Bíblica. As Nações Cananéias
Rafael Gomes - Estevão Chagas

As nações cananeias

A Bíblia, traça a genealogia dos camitas partindo de Canaã (Gn 10.10-14), um dos filhos de Cam (Gn 10.6). Canaã gerou Sidom, seu primogênito, e Hete, e os jebuseus, amorreus e girgaseus, aos heveus, arqueus, sineus, arvadeus, zamareus e hamateus. A Bíblia localiza esses povos, incluindo os filisteus eos caftorins (Gn 10.14), na terra de Canaã, e, com muita autoridade, afirma: “E o limite dos cananeus foi desde Sidom, indo para Gerar, até Gaza, indo para Sodoma, Gomorra, Admá e Zeboim, até Lasa” (Gn 10.19)
Quando Abraão chegou a Canaã, era mais um semita que vinha engrossar a caudal camita dessa terra. Acreditamos mesmo que ao tempo de Abraão os primitivos habitantes de Canaã já estivessemcaldeando com grupos semitas procedentes do vale da Mesopotâmia e outras regiões. Quando Abraão chegou a Canaã, foi muito bem recebido por seus moradores. Pôde deslocar-se livremente pelos amplos territórios; manteve negociações com eles, combateram juntos e viveram mais ou menos em comum, exceto na
religião. Não encontramos Abraão praticando os cultos dos cananeus nem estes o culto de Abraão.Gênesis 10.15 alinha nove nações em Canaã, mais os filisteus e caftorins, todas debaixo do título geral: habitantes de Canaã. Quando Deus falou a Moisés na sarça ardente, mencionou: cananeu, heteu, amorreu, perizeu, heveu e jebuseu (Êx 3.8). Faltou girgaseu, que é lembrado em Gênesis 15.21. Tanto em Gênesis 10 como em Gênesis 15 são mencionados outros povos e nações. No tempo da conquista, entretanto,apenas sete nações são mencionadas em Canaã (Js 3.10). Os filisteus não são contados com as sete nações. Formavam um poderoso império, absorveram os pequenos povos. Por exemplo, os caftorins, mencionados com os filisteus em Gênesis 10.14, “destruíram os aveus, que habitavam em vilas até Gaze, e habitaram no lugar deles” (Dt 2.23). Os refains (ou “refaítas”) foram destruídos pelos amonitas (Dt2.20,21). Os emins (ou “emitas”) foram desapossados por Moabe (Dt 2.10,11). Os horeus foram expulsos de seus territórios por Edom (Dt 2.12).
Apresentaremos, a seguir, breves informações sobre as sete nações cananeias que constituíam, com os filisteus, um vasto império, uma espécie de superpotência, na terra que Deus prometeu a Abraão e seus descendentes.

Amorreus
O nome amorreu é usado no AntigoTestamento para designar:
1. Os habitantes da Palestina em geral.
2. Os povos dos montes que se opõem aos das planícies.
3. Um povo específico, ocupando uma cidade ou uma região maior, com seu rei.
Eles eram encontrados no lado ocidental do mar Morto (Gn 14.7), em Hebrom (Gn 14.13), em Siquém (Gn 48.22), em Gileade e Basã (Dt 3.8-10) e nas imediações do monte Hermom (Dt 3.8). Aparecem comcinco reis para enfrentar Josué (Js 10.5). Ezequiel refere-se a Jerusalém como um país amorreu (Ez 16.3), e os gibeonitas descendem dos amorreus também (2Sm 21.2). Números 13.29 declara: “Os amalequitas habitam na terra do Neguebe; os heteus, os jebuseus e os amorreus habitam na montanha; os cananeus habitam ao pé do mar e pela ribeira do Jordão” (Nm 13.29). Siom (ou “Seom”), rei dos amorreus,conquistou a parte de Moabe (Nm 21.21-31; Dt 2.26-35).
Importantes descobertas vieram trazer luz sobre a forma e o significado da palavra amorreu. A forma hebraica é a uma transliteração do babilônico amarru (singular e plural). Mas nos dias de Abraão, os amarru dominavam a Ásia ocidental, razão por que Síria e Palestina são chamadas de Bab, isto é, a terra dos amorreus. No apogeu assírio, o nome foimudado para Terra dos heteus. Ao tempo de Moisés, dominavam Síria e Canaã. O nome amorreu, portanto, é de origem caldaica. Os amorreus surgiram cerca de 2500 a.C. dominando Mesopotâmia e Síria com capital em Harrã. Pouco depois, o norte da Caldeia era ocupado por dinastia amorita, cujos reis descendiam de Sumo (o Sem da Bíblia). Hamurabi, o Anrafel de Gênesis 14.1, pertence a essa dinastia. Nos...
tracking img