Teologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1687 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE-TDAH



RESUMO

Verificar junto a escola possíveis dificuldades que a escola apresenta ao estabelecer relações cotidianas de qualidade com o aluno diagnosticado com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), permeia por preconceitos e desconhecimentos.As relações que se desenrolam no ambiente escolar reforçam, para o aluno com este transtorno, o papel cristalizado no insucesso e no fracasso escolar, impossibilitando-o de ressignificar sua ação como indivíduo criativo.

PALAVRA-CHAVE: Relações - TDAH - Fracasso escolar

RESUMEN

Señale las dificultades que la escuela tiene para establecer relaciones con los estudiantes de calidad todos losdías con diagnóstico de Trastorno por Déficit de Atención e Hiperactividad (TDAH), penetra con los prejuicios y desconocidos. Las relaciones que se producen en el entorno escolar refuerza a los estudiantes con este trastorno, cristalizado papel en el fracaso y el fracaso en la escuela, lo que hace imposible replantear su acción como un individuo creativo.

CONTRASEÑA: Enlaces - TDAH - Fracasoescolar

1. INTRODUÇÃO


É comum ouvir falar de crianças hiperativas, que não conseguem ficar paradas, correm de um lado para o outro, escalam móveis vivem “a mil”, como se estivessem “ligadas na tomada”; ou aquelas desastradas, desajeitadas, que não conseguem prestar atenção em nada, que sonham acordadas e que se distraem ao menor dos estímulos. Sem se falar que a maioria das criançasapresentam dificuldades de aprendizagem e de relacionamento, transformam a sala de aula em um campo de batalha, gerando incompreensões de pais, amigos e professores.
Segundo Ana Beatriz Barbosa Silva, psicóloga, em sua obra: Mentes Inquietas ressalta que os mecanismos exatos que regem o comportamento do TDAH ainda não são totalmente compreendidos devido a enorme complexidade dos sistemas cerebraisdessas crianças.
É importante ressaltar que a aprendizagem destas crianças requer da relação professor x aluno uma metodologia diferenciada e organizada, pois estes alunos precisam dispor de materiais concretos, seguir rotinas e vivenciar trocas de experiências para aprender novos conteúdos, sendo, ele mesmo, sujeito ativo desse processo. A escola deve repensar e considerar a aprendizagem dessesalunos como uma conquista individual.
Crianças portadoras deste transtorno agem impulsivamente, incomodam, exageram nas brincadeiras e muitas vezes acabam estigmatizadas por professores e colegas, que muitas vezes, por perder a paciência, acabam gritando, marcando ou excluindo esta criança.
As crianças que possuem TDAH, por não terem limite e noção do momento certo de parar, muitas vezes sofrempor perceber esta discriminação, na ânsia de tentar remediar seus atos e conquistar a todos, acabam fazendo palhaçadas, falando impulsivamente, passando-se novamente por incômodas e inconvenientes.
Até hoje a desinformação acerca de alunos com este transtorno é um dos maiores entraves da vida de um TDAH, por isso o objetivo desta pesquisa é compreender como a relação professor-aluno podeinfluenciar positivamente e negativamente no processo de escolarização de um aluno diagnosticado TDAH. Por isso esta pesquisa nos permitirá buscar meios pelos quais os envolvidos no processo de escolarização de um TDAH possam encontrar respostas a tantas indagações, angústias, sofrimentos e principalmente levar este aluno ao sucesso escolar.

2. JUSTIFICATIVA

A criança TDAH normalmente éincompreendida devido a sua incapacidade moral de se comportar e integrar-se com o mundo socialmente e afetivamente.
Devido a este aspecto de vida conturbado em que estas crianças estão inseridas é que a grande maioria não consegue se escolarizar no tempo adequado à sua idade. É relevante entender de que forma essa relação professor-aluno influencia nesse processo de escolarização, principalmente...
tracking img