Teologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (784 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de setembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
1- Comente sobre as bases bíblicas do ministério pastoral.

Desde o Antigo Testamento podemos ver Deus se revelando como o Pastor do Seu povo. Aquele que guarda, que se preocupa e livra o seurebanho. Textos como o Salmos 23, Gênesis 49.24, Jeremias 13:17, entre outros, nos mostram isso.E de fato somente Ele é o verdadeiro Pastor, assim como mais à frente, é revelado em Cristo Jesus, o bomPastor, que dá a vida pelas suas ovelhas (João 10.11). Durante o período dos Reis essa atribuição e responsabilidade de cuidar do povo, era também posta, pelo Senhor sobre o Rei (I Crônicas 11.2).Posteriormente também aos sacerdotes, líderes de Israel.
No Novo Testamento continuamos a ver Deus se revelar como o Bom Pastor, através de Cristo, como já citado acima.Jesus convida a Pedro, se assim oamava, que apascentasse as suas ovelhas ( João 21.15-17).
Em Efésios 4.8-15, podemos perceber que para tal ministério, assim como os outros, a saber, apóstolo, evangelista, mestre e profeta, é oSenhor quem designa, é Ele quem escolhe e chama seus filhos para o ministério e concede o dom. Não deve ser algo que venha somente pelo desejo humano, egoísta de obter algum tipo de reconhecimento, status,dessa maneira não prosperará. Vemos também que o chamado de Deus para o ministério é de serviço,com o propósito de preparar os santos, de equipá-los,de edificação da igreja do Senhor, para queelachegue à maturidade, alcançando a plenitude de Cristo.O pastor tem a responsabilidade, segundo a Bíblia, de edificar a igreja no conhecimento do Senhor para que ela não seja mais como crianças levadaspor qualquer vento de doutrina, que vai de um lado para o outro sem discernimento. Podemos concluir que para tal que recebe esse chamado, a obra que se mostra à frente é árdua, por isso deve haverdisciplina, entrega de vontade própria e preparo, para que através da sua vida a igreja do Senhor seja edificada e amadurecida, pois isso é a sua função e por isso será, pelo próprio Deus, cobrado....