Teologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6981 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
AS CONSTROVÉRSIAS CRISTOLÓGICAS - HISTÓRIA ECLESIÁSTICA



INTRODUÇÃO


O referido trabalho escrito tratará do tema “A controvérsia Cristológica” e tratará dos seguintes subtemas: Gnosticismo, Márcion. Montanismo, Arianismo, Cirilo, o Apolinarismo, o Nestorianismo, o Eutiquianismo, a Escola de Alexandria e a Escola de Antioquia. Sendo que em cada capitulo conterá os seguintes itens:Origem, Data de inicio, Fundador, Doutrina, Refutação bíblica e Concílio que discutiu a heresia e sua conclusão
Para a realização deste trabalho foram utilizados para pesquisa W Walker, Robert H. Nichols, H Bettenson, Olson R, e anotações em sala de aula.
O assunto já tem sido tratado por alguns autores e houve pequena dificuldade para encontrar material para pesquisa.
Este trabalho tem suaimportância para o entendimento de como surgiram e se desenvolveram as principais teologias a respeito de Cristo. Teologia esta que é essencial para a salvação.

SUMÁRIO

CAPÍTULO 1 - O GNOSTICISMO
CAPÍTULO 2 – MARCION
CAPÍTULO 3 - O MONTANISMO
CAPÍTULO 4 – O ARIANISMO
CAPÍTULO 5 - CIRILO
CAPÍTULO 6 - O APOLINARISMO
CAPÍTULO 7 - O NESTORIANISMO
CAPÍTULO 8 - O EUTIQUIANISMO
CAPÍTULO 9 - AESCOLA TEOLÓGICA DE ALEXANDRIA
CAPÍTULO 10 - A ESCOLA TEOLÓGICA DE ANTIOQUIA
Postado por Alexandre Tochetto às 21:28 Um comentário:
Marcadores: História Eclesiástica
01 - Gnosticismo



CAPÍTULO 1
I. – O GNOSTICISMO


Um grande problema que Igreja, principalmente do segundo século, enfrentou foi basicamente doutrinário, engendrado pelo movimento chamado de gnosticismo. Os líderesdesse movimento questionavam a superioridade do cristianismo apostólico passado para os pais apostólicos.
Eles auto afirmavam-se ter recebido uma revelação secreta diretamente de Jesus que fora dado aos apóstolos. Dessa forma criavam um segmento separatista e elitista que desafiava a verdadeira mensagem de Cristo. Foi devido a esse embate que surgiu a necessidade da origem de uma ortodoxiateológica cristã.
I.1 – Origem
O gnosticismo se estabeleceu na primeira e mais perigosa heresia entre os cristãos primitivos. Apesar de até hoje ser uma questão extremamente polêmica, acredita-se na probabilidade de que o gnosticismo tenha surgido entre os cristãos no Egito em fins do século I e no século II, mas o gnosticismo certamente teve precursores. Alguns acreditam na influência das religiões daÍndia, outros ressaltam o sincretismo religioso romano e outros acreditam nas tendências latentes da cultura e filosofia grega de modo geral, posto que rejeitavam a existência material e exaltavam a realidade espiritual.
Indícios e ecos do gnosticismo podem ser facilmente identificados em alguns dos escritos dos apóstolos. As epistolas de João, por exemplo, ressaltam que Cristo veio em carne: (2Jo 7) “Porque já muitos enganadores entraram no mundo, os quais não confessam que Jesus Cristo veio em carne. Este tal é o enganador e o anticristo”. É, portanto quase certo que João já combatia o proto-gnosticismo nas congregações cristãs no século I. Paulo também combate um tipo de gnosticismo em sua Epístola aos Colossenses.
I.2 – Data de início
O gnosticismo surgiu no final do século I. Noséculo II, Ireneu registra o embate entre o discípulo João e um eminente mestre gnóstico de Éfeso chamado Cerinto por volta de 90 a.C.
I.3 – Fundador
O gnosticismo não possui um fundador em especial. Os gnósticos do século II se dividiam em várias “escolas” (movimentos) que seguiam mestres diferentes. Ireneu catalogou vinte delas e definiu detalhadamente suas semelhanças e diferenças.
I.4 –Doutrina
Apesar das variadas correntes gnósticas existentes e suas diferentes concepções em pormenores, elas assemelhavam-se em crenças básicas quanto a alguns aspectos:
I.4.1. – Deus
Criam em um só Deus, completamente transcendente, espiritual e há muito afastado do universo criado e material, o qual não criou. O universo teria sido criado por um demiurgo.
I.4.2. – Concepção antropológica
Os...
tracking img