Teologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 40 (9809 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Deus Uno e Trino




ÍNDICE


REVELAÇÃO DE DEUS 1

UNICIDADE E TRANSCENDÊNCIA 2

DEUS VIVO 4

A SANTÍSSIMA TRINDADE NO NT 5

FORMULAÇÃO DOGMÁTICA 7

AS PROCESSÕES DIVINAS 9

AS RELAÇÕES DIVINAS 10

AS PESSOAS DIVINAS 11

AS MISSÕES DIVINAS 12

A ECONOMIA DIVINA 13


* * *

REVELAÇÃO DE DEUS, 1

Em todos os povos e em todas as épocas se encontram abundantesexpressões religiosas (pré-historia, história).
Estas tradições antigas dos povos expressam o desejo de Deus que está inscrito no coração do homem.
Sem a referência a Deus não se pode entender o homem. Santo Agostinho,
Confissões, 1, 1: “Criaste-nos, Senhor, para Ti, e o nosso coração está inquieto até que descanse em Ti”.

REVELAÇÃO DE DEUS, 2

CCE 36: “A santa Igreja, nossa mãe, mantém e ensinaque Deus, principio e fim de todas as coisas, pode ser conhecido com certeza mediante a luz natural da razão humana a partir das coisas criadas.
Sem esta capacidade, o homem não poderia acolher a revelação de Deus. O homem tem esta capacidade porque foi criado à imagem de Deus”.
A revelação natural de Deus prepara a revelação sobrenatural.

REVELAÇÃO DE DEUS, 3

Revelação sobrenatural, 1
Arevelação sobrenatural é a manifestação que Deus fez livremente na história para expressar o mistério da sua intimidade e da sua vontade de salvar todos os homens.
Deus revela ao homem realidades que superam o seu entendimento, mas também verdades religiosas e morais acessíveis por si à razão, “a fim de que possam ser, no estado actual do género humano, conhecidas por todos sem dificuldade, comuma certeza firme e sem mistura de erro” (CCE 38, cfr. Dei Filius 2).

REVELAÇÃO DE DEUS, 4

Revelação sobrenatural, 2
Dei Verbum, 2: “Deus dispôs na sua bondade e sabedoria revelar-se a si mesmo e dar a conhecer o mistério da sua vontade, mediante o qual os homens, por meio de Cristo, Verbo encarnado, têm acesso ao Pai no Espírito Santo e tornam-se participantes da natureza divina”.
Deus aorevelar-se por meio de seu Filho, a Palavra única, eleva o homem, pela graça, a um fim sobrenatural e fá-lo seu filho pelo baptismo, de maneira que o homem participe na sua vida íntima, na vida trinitária. A resposta do homem à revelação sobrenatural é a fé.

REVELAÇÃO DE DEUS, 5

No AT, Deus toma livre e gratuitamente a iniciativa de se relacionar com os homens e salvá-los: proto-evangelho,aliança com Noé, Abraão, Isaac, Jacob, Moisés, os profetas, etc... A Revelação é progressiva até Jesus Cristo.
O Deus de Israel é um Deus que salva o seu Povo.
Nesse actuar salvífico, Israel descobre a fidelidade de Deus, a sua imutabilidade, omnipotência, unicidade e todos os restantes atributos divinos. O povo de Israel tem que repudiar os falsos deuses dos povos vizinhos. Com frequência éinfiel a Iavé.




REVELAÇÃO DE DEUS, 6

Crer em Deus dá sentido a todas as coisas: dor, morte, doença e saúde, êxito e fracasso, padecimento de injustiças. O cristão sabe que tudo tem valor pela sua esperança em Deus e toda a sua vida é de amor.
Negar Deus supõe renunciar a descobrir o sentido da vida, reduzir a existência só à história terrena, repudiar sem fundamento o mais além, ignorar ovalor espiritual das coisas, limitando-se ao seu aspecto sensível ou material.

REVELAÇÃO DE DEUS, 7

Costumam distinguir-se dois níveis no conhecimento natural de Deus: o espontâneo e o racional. O primeiro corresponde à maioria das pessoas e expressa a admiração que suscita no homem a maravilha da vida humana e a grandeza do universo. O conhecimento racional é uma continuação daespontaneidade. A partir das criaturas, o homem eleva-se até Deus.
AT: Sab 13, 1-9: “Vãos são por natureza todos os homens que tenham vivido na ignorância de Deus...”.
Rom 1, 19-20: “Desde a criação do mundo as perfeições invisíveis de Deus – o seu eterno poder e a sua divindade- tornaram-se visíveis à inteligência através das cosas criadas. De modo que são inexcusáveis...”.

REVELAÇÃO DE DEUS, 8

S....
tracking img