Teologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1036 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A EDUCAÇÃO COMO CONSTRUÇÃO DO SABER


Todo o ser humano precisa de disciplina para ter um comportamento aceitável no espaço em que vive mesmo sendo por meio de obediência ou regulamentação que a sociedade impõe, porém é importante sua construção autônoma do saber através de professores que utilizam uma pedagogia de maneira independente.
O indivíduo não conhece todo o poder de queé capaz principalmente pela questão da disciplina que muitas vezes o transforma em uma pessoa mais obediente do que útil podendo também ocorrer o inverso, mas torna-o submisso mostrando como deve se comportar dentro das regras impostas. Por outro lado o ser humano precisa ser crítico e criativo expressando toda a sua competência, desenvolvendo saberes que possibilite o aluno tornar-se um futuromestre.
Conforme Foucault a disciplina torna-se uma anatomia política do detalhe onde tem importância na educação e na pedagogia escolar ou militar, contudo as instituições disciplinares além de controlar, vigiar e romper comunicação começam a ser pensadas como lugares úteis e funcionais. A organização pedagógica fez com que os colégios modificassem suas técnicas de ensino onde foi possívelcontrolar o grupo simultaneamente. Os colégios tornam-se além do ensino um lugar de hierarquização e de recompensa sob o olhar controlador do professor, uma das heranças desse controle da atividade é o cumprimento do horário.
Salienta Foucault que a regulamentação é o estabelecimento do caráter disciplinar por meio de exaustiva utilização do tempo, onde o processo de aprendizagem e de ensino se dápela rapidez do tempo aplicado. O processo de utilização do tempo dentro da disciplina militar aos poucos vai se impondo à prática pedagógica e com as atividades sucessivas as quais permitem o controle detalhado e a intervenção pontual através de correções, castigos e eliminações.
Para Foucault o poder disciplinar é de adestramento, fabricando indivíduos como objetos e instrumentos de exercício osquais são observados, vigiados e treinados por um único olhar. A disciplina é classificatória, hierarquizadora de qualidades, competências e aptidões, sendo uma das formas mais usadas de punição é o rebaixamento do indivíduo, por isso, o sistema de classificação é utilizado para recompensas e punição dos mesmos.
Foucault observa que o exame permite ao mestre levantar um campo de conhecimentosobre seus alunos, pois na escola ele é uma verdadeira e constante troca de saberes, garantindo a passagem dos conhecimentos do mestre ao aluno, mas retira do aluno o saber destinado e reservado ao mestre. Dessa forma, a escola passa a ser um local de elaboração pedagógica que permite a liberação do problema epistêmico, o qual marca o início de uma escola científica, além de examinar o indivíduo talcomo pode ser descrito, mensurado, medido em sua própria individualidade..
Para Freire a curiosidade ingênua que o ser humano possui por natureza precisa ser trabalhada com um rigor metódico para se chegar a uma curiosidade epistêmica, implicando a presença de professores criadores, instigadores, curiosos, humildes e persistentes. O professor não pode simplesmente impor a busca por conhecimentosnovos como apenas uma forma de transferência de saber, mas antes de tudo respeitar os saberes do educando.
Um simples gesto do professor pode representar muito na vida de um aluno, sabendo disso o docente pode multiplicar as tramas dos espaços escolares, pois ensinar não é transferir conhecimentos, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção. O professor precisater consciência de que o conhecimento dá-se através de possibilidades de construção, o qual terá mais valor quando conseguir ligar a teoria à prática, isso levará o docente e o discente a compreender que todo o ser humano é um ser inacabado.
Salienta Freire que é na inconclusão do ser que se funda a educação como processo permanente, isso porque é a consciência de sua inconclusão que o ser...
tracking img