Teologia protestante: causas e bases

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1194 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola de Teologia para Leigos
Diocese de Caetité- Bahia
Paloma Mendes Guimarães

Teologia Protestante

Trabalho apresentado a disciplina de Introdução a teologia sob orientação do Diácono Paulo Henrique como requisito avaliativo.

Caetité 2011
Teologia Protestante

A Reforma Protestante foi um movimento cristão iniciado por Martinho Lutero na Alemanha no século XVI onde eleprotestava diversos pontos da doutrina católica. É a partir dessa reforma que são lançadas as bases da teologia protestante.

Antecedentes e causas:

As transformações ocorridas na Europa devido a influência do Renascimento Cultural que gerou um pensamento mais critico, reflexivo e caracterizado pelo individualismo e também as transformações econômicas geradas pela Revolução Industrial.

Ausura (empréstimo a jurus) condenada pelo catolicismo não era interessante para a classe burguesa que estava em acessão.

O aumento do poder dos reis, que não gostavam da influência do papa e interferiam nas questões locais. Além disso, alguns reis queriam se apoderar das terras da igreja que neste período eram muitas.

A simonia, ou seja, a venda de relíquias sagradas (madeira da cruz deCristo, vestes, etc.) e cargos religiosos.

A venda de indugencias, ou seja dos perdões, onde o fiel por meio de pagamento garantia seu “pedaço no céu”.

Reformas Luterana;
Calvinista;
Anglicana.

Luterana: Iniciada por Martinho Lutero na Alemanha devido as indigências vendidas para construção da Basílica de São Pedro autorizada pelo papa Leão X. Por este motivoLutero em 1517 teve um desentendimento com o dominicano Tetzel que o ameaçou e ele reagiu fixando na porta da igreja de Wittenberg as 95 Teses um documento que condenava essa pratica e questionava outras. Em 1520 o papa o excomungou. Ele por sua vez queimou o documento de excomunhão em sua frente e saiu para defender sua doutrina, surgindo assim o luteranismo que de difundiu principalmente naAlemanha, Suécia, Dinamarca e Noruega.

Calvinista: Iniciada em 1536 por João Calvino na Suíça trazia consigo ideias mais radicais que as de Lutero. Foi interessante para a burguesia uma vez que dava destaque a Ideia da predestinação segundo a qual o homem pelo seu trabalho deve alcançar a prosperidade- enxergada como sinal da bênção de Deus- e encorajava o trabalho e lucro e isto em plenaformação do sistema capitalista o que justifica sua expansão nos países onde o comércio era mais desenvolvido.

Anglicanismo: Surge por meio de uma briga entre o rei Henrique VIII com o papa que não permitiu a anulação do seu casamento com Catarina de Aragão para casar-se com Ana Bolena. Henrique fez com que o Parlamento lhe outorgasse o título de chefe supremo da Igreja na Inglaterra e em 1534nascia o anglicanismo na Inglaterra.

Bases doutrinárias as 5 solas:
Sola Scriptura, Sola Christus, Sola Gratia, Sola Fide, Soli Deo Gloria

Sola Scriptura: a Escritura inerrante como fonte única de revelação divina escrita, única para constranger a consciência. A Bíblia sozinha ensina tudo o que é necessário para salvação do pecado, e é o padrão pelo qual todo comportamento cristão deve seravaliado. Nega-se qualquer credo, concílio ou indivíduo possa constranger a consciência de um crente, que o Espírito Santo fale independentemente de, ou contrariando, o que está exposto na Bíblia, ou que a experiência pessoal possa ser veículo de revelação.

Solus Christus: A salvação é realizada unicamente pela obra mediatória do Cristo histórico. Sua vida sem pecado e sua expiação por si sósão suficientes para nossa justificação e reconciliação com o Pai. Nega-se que o evangelho esteja sendo pregado se a obra substitutiva de Cristo não estiver sendo declarada e a fé em Cristo e sua obra não estiver sendo invocada.

Solus gratia: Reafirma-se que na salvação somos resgatados da ira de Deus unicamente pela sua graça. A obra sobrenatural do Espírito Santo é que nos leva a...
tracking img