Teologia Pastoral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4958 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
IBADERJ





A VIDA E OBRA DE JOÃO CALVINO





Wagner Barbosa De Carvalho











Rio de Janeiro
2013
WAGNER BARBOSA DE CARVALHO
A VIDA E OBRA DE JOÃO CALVINO









Trabalho apresentado à disciplina de História do Pensamento Cristão do curso de Licenciatura em Teologia do IBADERJ – Instituto Bíblico das Assembleias de Deus do Estado do Rio de JaneiroProfessor: Marcelo Nogueira










Rio de Janeiro
2013

João Calvino: Vida, Obra, Teologia e Influência.

Introdução
Neste trabalho apresento um pouco sobre a vida de João Calvino. Sem dúvida um dos principais nomes do cristianismo ortodoxo. Milhões de cristãos ao redor do mundo compartilham suas ideias; as principais denominações protestantes históricas receberam seu legado;dezenas de países assimilaram o calvinismo na construção dos valores da sociedade; a religião, a economia, a educação, a política, as artes, a filantropia, a liturgia eclesiástica, a noção de estado, os deveres cívicos, os deveres individuais, a ética do trabalho, a ética da família, a ética social; a proteção do magistrado, todas estas expressões receberam colaborações substancias de Calvino oudo sistema que associou suas ideia e que ficou conhecido como calvinismo.
Portanto, o calvinismo é uma força dentro do cristianismo histórico e digno de ser estudado com a devida atenção pelos amantes da história da igreja e da reflexão teológica.

Nascimento, Infância e Formação
João Calvino nasceu em Noyon, na Picardia, França, em 10 de Julho de 1509. Era o segundo filho de uma famíliade cinco irmãos, sendo seu pai, Gérard Calvin, um homem de origem simples e sua mãe, Jeanne Lefranc, mulher piedosa, bonita e de família próspera que morreu quando Calvino estava em sua primeira década de vida. Ainda jovem Calvino foi enviado a Paris para estudar Teologia, pois seu pai lhe conseguiu uma bolsa de estudos na Catedral, um benefício pelos seus serviços como secretário do Bispo eProcurador da mesma.
A infância de João Calvino fora marcada pela forte piedade de sua mãe, que o levava para peregrinações religiosas, e, também, pela própria atividade profissional de seu pai que em decorrência de seu trabalho na Catedral terminaram por aproximar o pequeno Calvino do ambiente da religião cristã. Tal ambiente provocou os primeiros despertamentos religiosos em Calvino. Teodoro Beza,contemporâneo e sucessor de Calvino declarou que o reformador francês fora notavelmente religioso em sua juventude.
Em Paris, Calvino estudou no Collège de La Marche e Collège de Montaigu, onde esteve em contato com o humanismo, a filosofia e as obras de Thomas à Kempis, Santo Agostinho e Bernardo de Claraval que muito contribuíram para a formação de seu pensamento. Posteriormente, também sobinfluência de seu pai, Calvino interrompeu os estudos da Filosofia e dedicou-se ao Direito e, em seguida, já sem seu pai vivo, dedicou-se também aos estudos do grego e do hebraico. Em 1532, com apenas 23 anos de idade, Calvino publica um Comentário sobre a obra De Clementia, do advogado, orador e filósofo espanhol, Sêneca (4 a.C-65d.C) que apesar de seu estilo notável e erudito foi um fracasso devenda.
Podemos dizer que a formação de Calvino, tanto seus estudos no latim, como de Filosofia e Direito pavimentaram seu raciocínio lógico que muito o ajudaram em seu amplo trabalho de reformador religioso e magistrado civil que futuramente exerceria em Genebra.

A Conversão
As evidências apontam para os anos de 1532 a 1534 em Orleans ou em Paris, mas é difícil precisar, pois,diferentemente de seu colega de Reforma, Martinho Lutero, que muito falara de si, João Calvino é lacônico quanto a sua vida.
É famosa a sua “súbita conversão” à fé cristã protestante, mas não se sabe os detalhes. Vejamos como ele próprio a define:
“Inicialmente, visto eu me achar tão obstinadamente devotado às superstições do papado, para que pudesse desvencilhar-me com facilidade de tão profundo...
tracking img