Teologia pastoral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1048 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO TEOLÓGICO QUADRANGULAR
PRISCILLA MARQUES CAVALCANTI

TEOLOGIA PASTORAL

FORTALEZA
2012
PRISCILLA MARQUES CAVALCANTI

TEOLOGIA PASTORAL

Comentário acerca das qualificações do vocacionado ao ofício pastoral, apresentado à disciplina de Teologia Pastoral do Curso Livre em Teologia do Instituto Teológico Quadrangular, para complemento de nota.

Prof. Pr. Rigoberto DuarteMotta.

FORTALEZA
2012
EXIGÊNCIAS ESPIRITUAIS
O ofício pastoral exige do postulante altos padrões espirituais, pois não se pode ensinar ou exigir do rebanho de Deus algo que não seja vivido plenamente pelo pastor.
Dentre as exigências espirituais, os autores destacam o novo nascimento – que é o receber a Cristo como único Senhor e Salvador e o batismo nas águas, como forma de externar oarrependimento pelos pecados – e o batismo com o Espírito Santo, que é a capacitação dada por Deus para que se possa concretizar o chamado.
Que é necessário que alguém tenha confessado publicamente a Cristo como Senhor e Salvador para que possa exercer o pastorado, é óbvio e indubitável, mas muitos têm negligenciado, esquecido ou até mesmo desprezado o batismo com o Espírito Santo, e, por não crerem, oupor não conhecerem a pessoa do Espírito, ou por outro motivo qualquer, o Espírito Santo tem sido esquecido por alguns que pretendem alcançar o ministério. É justamente isto, a ausência do Espírito Santo, que muitas vezes impede outro aspecto importante para um pastor: a edificação contínua. É o Espírito Santo que nos Faz lembrar aquilo que aprendemos de Cristo em sua Palavra (Jo.14:26), e os donsde Deus vêm através dEle:
“Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil.
Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência;
E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar;
E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos;e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas.
Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.”
1 Coríntios 12:7-11
E para que servem os dons concedidos por Deus, pelo seu Espírito, senão para a edificação do Corpo de Cristo? Logo, além do novo nascimento e do batismo com o Espírito Santo, é necessária umaedificação contínua.

EXIGÊNCIAS EMOCIONAIS
Do cristão se é exigido um padrão de vida: o de Cristo. E se para o rebanho é exigido este padrão, do pastor se espera o exemplo. Cristo era emocionalmente equilibrado; não se deixava abater pelas circunstâncias, não era rancoroso, nem guardava mágoa dos que eram caluniadores, mas agia com paciência, moderação, amor, sempre buscando a paz com todos os homens,mesmo sendo inimigo do mundo.
Do postulante se espera que seja psicologicamente equilibrado, constante, pronto para ouvir, tardio em irar-se, apto para ensinar, mas também para aprender, que se arrependa do mal, e que saiba perdoar, visto que de Cristo recebeu perdão. Aparenta ser algo impossível, mas foi por isto que Cristo veio ao mundo: para tornar possível a reconciliação do homem com Deus epara mostrar ao homem que é possível viver uma vida santa, e a responsabilidade de ensinar isto à igreja, com a sua própria vida, é do pastor.

EXIGÊNCIAS MORAIS
Mais uma vez, temos que lembrar que o pastor vai à frente das ovelhas, e que elas caminham segundo os seus passos. Portanto, nos padrões morais, o pastor também deve ser o primeiro a cumprir os mandamentos do Senhor. Na Palavra de Deusestão registrados os mandamentos, preceitos e estatutos, que regem a vida moralmente saudável do homem.
Para que a palavra de um homem tenha efeito, precisa ser acompanhada de atitudes visíveis. Portanto, se alguém ensina os 10 mandamentos, se espera que ele os obedeça.
Os padrões morais exigidos no Novo Testamento, sobretudo nas epístolas pastorais, aos que almejam o ministério são a...
tracking img