Teologia da cruz

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1206 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade Teológica Sul Americana
Nome: Robens Fernandes Coelho
Disciplina: Teologia Bíblica do Novo Testamento

1)- Tendo como referências as leituras indicadas, qual a relevância de uma “teologia da cruz” para a igreja brasileira de hoje?

Nos dias atuais de um modo geral com a globalização e nas transformações sociais que vem ocorrendo no mundo em geral, a Igreja brasileira, temsofrido com uma teologia de valores invertidos onde o homem é colocado no centro de tudo e a busca por valores tais como sucesso pessoal, poder, dinheiro e vida próspera tem predominado. O homem é imediatista e quer tudo para ontem, não buscamos as coisas do alto e sim para o nosso próprio deleite. Nesse impasse fica a igreja brasileira. Ficamos com medo de não nos moldarmos ao mundo e de perdemosnossos membros, num país onde a maioria vive numa situação financeira não muito favorável.
Aí é que muitas igrejas pregam uma teologia distorcida de prosperidade, onde só apregoam que temos que viver somente de vitórias e de grandes bênçãos financeiras, esquecendo que o próprio Jesus disse para largarmos tudo e segui-lo.
A verdadeira teologia da cruz nos leva a entender o real propósito deDeus e aceito voluntariamente por Cristo de morrer por nós pecadores.
O nosso pecado nos separava de Deus. A mensagem da cruz era considerada loucura para os gregos e escândalo para os judeus, mas para nós que somos salvos é poder de Deus. Visto como, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por sua própria sabedoria, aprouve a Deus salvar os que crêem pela loucura da pregação.
Deus fezo homem para relacionar-se com ele, porém o homem pecou e se afastou de Deus pelo pecado. Assim como por um homem (Adão) entrou o pecado no mundo e, pelo pecado, a morte, que passou a todos os homens, também por um homem (Jesus, o Filho de Deus) veio a graça para nossa justificação, para que tenhamos a vida eterna, feliz, por Cristo e em Cristo (Romanos 5:15, 20; I João 1:7).
Através dosacrifício da cruz nosso acesso a Deus se tornou possível. O seu sangue purificou nossa consciência(de um modo impossível nos dias do antigo testamento) e Deus prometeu jamais se lembrar dos nossos pecados.
Outra característica do nosso relacionamento é o amor. Deveras, amamos porque ele nos amou primeiro. Devemos, portanto sermos imitadores de Deus, como filhos amados, a andar em amor,como também Cristo nos amou e se entregou a si mesmo por nós. Mais do que isso, devemos exibir em nossos relacionamentos a combinação de amor e justiça que caracterizou a sabedoria de Deus na cruz.
A igreja brasileira nesse momento de expansão do evangelho que tem atingido todas as classes sociais tem que aplicar a verdadeira teologia da cruz e não ao contrário tentando se moldar ao mundo e simapregoar o poder transformador do Cristo crucificado, porém ressurreto.


2)- Comente o que é ser Igreja segundo o Novo Testamento.

Na definição do apóstolo Paulo ele afirma que “Cristo amou a igreja e entregou-se a sim mesmo por ela(Ef.5.25). Aqui o termo “a igreja” é usado para referir-se a todos aqueles pelos quais Cristo morreu para redimir, todos os salvos pela morte deCristo. Isso, porém, inclui todos os verdadeiros cristãos de todos os tempos, tanto os salvos do Novo como os do Antigo Testamento. O plano de Deus para a igreja é tão grande que ele exaltou Cristo a uma posição de suprema autoridade por amor à igreja: “E pôs todas as coisas debaixo dos pés e, para ser o cabeça sobre todas as coisas, o deu à igreja, a qual é o seu corpo, a plenitude daquele que a tudoenche em todas as coisas”. (Efésios 1:22-23).
Onde dois ou três se reúnem em seu nome, ali está Jesus. Onde um grupo se reúne em torno da pessoa de Cristo, sua Palavra, em oração, ali Deus está. (Mateus 3.20)
No novo testamento, Paulo emprega a expressão “igreja”, para todas as formas de igrejas onde Deus se fazia presente: em uma família(Rm 16.3-5; 1Co 16. 1, 19; Cl 4.15), em uma cidade em...
tracking img