Tempos modernos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (814 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FILME TEMPOS MODERNOS

RELATÓRIO

Nome: Jaqueline S. L. de Oliveira n° 25
Curso: Administração


Matéria: Gestão Empresarial I

Tempos Modernos – Charles Chaplin

O filme retrata a vidana indústria na década de 30. Apesar de observamos o seu fundo humorístico, característico de Charles Chaplin, trata-se de uma crítica a Revolução Industrial, com sua classe trabalhadora pobre a qualse sujeita a pequenos furtos de qualquer tipo de bens.
No início do filme Charles Chaplin nos mostra uma grande Indústria com uma massa de trabalhadores entrando em seu ambiente de trabalho e, emseguida nos mostra uma metáfora sobre um rebanho de ovelhas, dando-nos assim a ideia de que o trabalhador não passa simplesmente de uma máquina a ser guiada pelo capitalismo. Nas primeiras cenas ele nosmostra claramente os principais elementos da fábrica fordista-taylorista, de produção em massa com objetividade e subjetividade. Observa-se também um grande relógio nos dando a ideia de que “tempo édinheiro”, a obsessão do lucro em tempo recorde, transformando o trabalhador em um mero apêndice da máquina, situações que podemos verificar quando o personagem principal do filme, Carlitos, mesmo apósalguns instantes sem estar próximo a linha de produção, continua a fazer os movimentos repetitivos impostos pela máquina a qual trabalha.
No momento em que observamos Carlitos sendo tragado pelamáquina, fazendo desta uma cena clássica, temos uma ideia mais completa de que o trabalhador é uma mera extensão da máquina, uma mera peça do sistema.
Quando observamos Carlitos e sua namorada dentro daLoja de Departamentos, vemos a vontade pelo consumismo imposto, já naquele tempo, e maior ainda nos dias atuais, fazendo com que, muitas vezes, o ter sobreponha-se ao ser.
O papel da polícia dentroda sociedade capitalista, ainda nos dias atuais, continua sendo a classe que protege aqueles que têm mais, como no caso das milícias que presenciamos tantas vezes no nosso dia-a-dia. A deturpação de...
tracking img