Resenha do filme mar a dentro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1141 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha crítica do filme: Mar Adentro.

A palavra eutanásia deriva do grego, que significa “boa morte”, quer dizer morte sem sofrimento ou morte aprazível. Já no dicionário Houaiss, eutanásia é o “ato de proporcionar morte sem sofrimento a um doente atingindo por afecções incuráveis que produzem dores incontroláveis”. Esse assunto é tão polêmico e controverso quanto o aborto, atéos médicos não consegue chegar a um consenso, por se tratar da moral que cada um trás consigo mesmo.
A eutanásia é classificada em quatro tipos: voluntaria e involuntária, ativa e passiva. Na eutanásia ativa (também conhecida como positiva ou direta) o paciente leva uma injeção com dose letal de medicamento, já na passiva (negativa ou indireta) o paciente deixa de ser alimentado oumedicado. A eutanásia voluntaria é quando o paciente participa da decisão ao contrário da involuntária, que o paciente não participa da decisão e até mesmo sem o seu conhecimento.
Aqui no Brasil, não existem leis que mencionam a eutanásia, legalmente falando no Brasil não tem casos, quando isso acontece é denominado de suicídio ou homicídio. No Código Penal, artigo 121 e 122 são empregadospara fundamentalizar a prática. Como não existe nenhuma lei que prevê a eutanásia no Brasil, ela pode ser determinada como suicídio assistido, é quando um paciente de forma consciente pede ajuda para se matar.
No âmbito religioso, a Igreja Católica é contra a prática da eutanásia, em 2008 o tema da Campanha da Fraternidade foi “Escolhe pois a vida” que era totalmente contra a eutanásia,o aborto e a pesquisa científica com embriões, em oposição a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) a CDD (Católicas pelo Direito de Decidir) elaborou um manifesta que questionava se “ é possível afirmar a defesa da vida e condenar as pessoas a viver indefinidamente em um leito de morte, condenando o acesso livre e consentindo a uma morte digna, pelo recurso à eutanásia”.
Ofilme Mar Adentro, dirigido por Alejandro Amenábar, tem como assunto a prática da eutanásia. O ator Javier Bardem interpreta Ramón Sampedro, a personagem principal do filme, que consiste no drama de um homem tetraplégico que luta para conseguir, após vinte e oito anos em uma cama, por fim a sua própria vida ou como diz Ramón ter uma “morte digna”, essa luta é travada nos tribunais e negada pelosjuízes.
A primeira cena do filme é uma viajem que começa pelo vento na janela e que passa por vários campos verdes até chegar ao mar, é apenas através do sonho que Ramón consegue conquistar sua liberdade e movimento. Essa primeira cena representa as impossibilidades e desejos do protagonista. Esse recurso vai ser usado em outras cenas do filme como linguagem simbólica. Os vôosrepresentam a única forma de deslocamento, a partir deles o filme consegue colocar o espectador no lugar de Ramón, mexendo ainda mais com os sentimentos da pessoa que está assistindo.
Uma crítica encontrada no filme é a hipocrisia de um Estado laico diante as morais religiosas, onde as regulamentações sobre a vida e a morte são ainda tratadas no âmbito religioso. No filme essa situação érepresentada por um padre também tetraplégico, que faz uma visita para Ramón no propósito de mudar a ideia da personagem. Em uma conversa que começa por intermédio de um seminarista, já que na cadeira de rodas o padre não conseguiu subir pelas escadas, e terminada aos berros os dois lados são colocados a mesa, de um lado o direito pela vida e de outro a moral que a Igreja Católica não possui para falar arespeito de vida após a Inquisição.
Em oposição ao padre Julia, uma advogada que quer defender o caso de Sampedro. Julia é portadora de uma doença degenerativa, a Cadasil, e trás a discussão para um lado mais racional e menos dogmático. A personagem da advogada nos leva ao plano poético, as viagens e aos sonhos do Ramón, pois é com Julia que ele escreve o livro, compartilham as...
tracking img