Tempos modernos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1316 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TEMPOS MODERNOS |
TRABALHO E TECNOLOGIA |

No inicio do filme aqui apresentado, aparece um enorme relógio com o ponteiro do tempo correndo freneticamente informando que esta começando os trabalhos às 06h00min da manhã, numa alusão de que se começava muito cedo o expediente de trabalho nas fábricas, não deixando de citar também que tempo é dinheiro, naquele momento o que importava eraexclusivamente com a produção.
Dai aparece em palavras escritas, um breve relato do que seria a história do filme (tradução livre do inglês): “Tempos Modernos. Uma história sobre a indústria, a iniciativa privada – a cruzada da humanidade em busca da felicidade”. Já verificamos que a ideia do filme é mostrar que a busca da felicidade estava no que a indústria, e a iniciativa privada, pregavam comotrabalhar e produzir.
Um rebanho de cabras e cabritos vem em seguida, e dai muda para uma multidão de homens, com seus ternos, casacos, chapéus e sacos com lanches e marmitas, subindo as escadas do metrô e em alvoroço, seguindo para a fábrica, possivelmente preocupados para não se atrasarem para bater o ponto, uma alusão ao tanger de animais para o abatedouro.
Eles batem o ponto, e diretamente seguempara seus setores, assim dando início aos trabalhos, claro que eles estão sendo monitorados pelos seus superiores, para que não se atrasem ou se enrolem afinal “time is Money”. Quando um funcionário bem robusto, sem camisa e segurança nenhuma, mexe nas engrenagens, maçanetas rolantes e alavancas e liga a máquina que dá inicio a produção. O filme, para a época, mostra de uma forma bem futuristacomo seriam os processos de produção.
Mostra a partir dai a sala da presidência, aonde o Presidente da empresa se encontra fazendo um quebra-cabeça, e lendo jornal, o qual se chateia do que esta fazendo, no dedo da mão um oponente anel (burguesia – patrão e o proletariado – empregado), ele liga as máquinas e câmeras de monitoramento, – se ver o quanto é importante à energia e a sua utilização, semela não nada disso estaria funcionando, e não teria havido a revolução industrial – toma o seu remédio ou calmante, afinal o trabalho é estressante, passar o tempo a verificar se seus funcionários estão produzindo e lhes dando muito lucro.
Com a Revolução Industrial os trabalhadores perderam o controle do processo produtivo, uma vez que passaram a trabalhar para um patrão (na qualidade deempregados ou operários), perdendo a posse da matéria-prima, do produto final e do lucro. Esses trabalhadores passaram a controlar máquinas que pertenciam aos donos dos meios de produção os quais passaram a receber todos os lucros.
Ele chama o funcionário que comanda a máquina de produção e pede a ele que aumente a velocidade no setor 5, aonde se encontra trabalhando o protagonista da história “CharlesChaplin”, mas ele começa a não dar conta do ritmo implantado, e o supervisor é chamado para cobrar dele mais rapidez e atenção. Vê-se neste momento que a vida humana não valia de nada, eles todos trabalham sem nenhuma proteção, com qualquer tipo de vestimenta, sem tempo nenhum de descanso, até mesmo quando uma mosca que aparece para importunar Chaplin, ele não pode se defender dela, pois nãopoderia parar, senão atrapalharia tudo. Neste momento estamos na produção em série.
Para maximizar o desempenho dos operários as fábricas subdividiram a produção em várias operações e cada trabalhador executa uma única parte, sempre da mesma maneira (linha de montagem). Enquanto na manufatura o trabalhador produzia uma unidade completa e conhecia assim todo o processo, agora passa a fazer apenas partedela, limitando seu domínio técnico sobre o próprio trabalho. Sendo mais barato o treinamento e o tempo para ter o operário à disposição.
As 12h00min há a um revezamento, o protagonista começa a dar os primeiros sinais que não esta bem, provavelmente causada pelo esforço repetitivo e segue para o banheiro, outro ocupa seu lugar na produção, Chaplin no banheiro decide ascender um cigarro, mas...
tracking img