Tempos modernos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (540 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Justificativa :


             Através do projeto “Quem canta seus males espanta” queremos oferecer às crianças do berçário a oportunidade de descobrir através da música, sua agilidade, forçafísica e a possibilidade de novas experiências, permitindo-lhes conhecer funções de seu corpo, explorando as diversas formas sonoras de expressar e comunicar sensações.
           Segundo o R.C.N. DaEducação Infantil, os aspectos instintivos e afetivos da música se destacam para crianças de até três anos e, por isso devem ser trabalhados nas creches. “As crianças interagem com a música, asbrincadeiras e aos jogos: cantam enquanto brincam, acompanham com sons os movimentos de seus carrinhos, dançam e dramatizam situações sonoras diversas, conferindo personalidades e significados simbólicos aosobjetos sonoros e a sua produção musical”, atesta o documento.
           A música está sempre presente no nosso dia a dia. Ela faz parte da rotina, referenciando as atividades e embalando asatividades corporais, permitindo uma maior plenitude de movimentos. A exploração de materiais sonoros e a escuta propicia o contato de experiências na linguagem musical, amplia sua percepção e a sua forma deconhecer e representar o mundo. Com as canções desenvolvemos a linguagem oral das crianças, que ampliam a percepção auditiva e a expressão corporal.
           Para a educadora musical Teca Alencar deBrito, a criança está sempre interagindo com o ambiente sonoro que a cerca e consequentemente, com a música. A autora considera que desde o berço a criança começa seu processo de musicalização,através do contato com sons do cotidiano, incluindo a música.
            “Neste sentido, as cantigas de ninar, as canções de roda, as parlendas e todo tipo de jogo musical tem grande importância, pois éatravés dessas interações que os bebês desenvolvem um repertório que lhes permitirá comunicar-se pelos sons (Brito, 2003, p.35)”.
            Teca Alencar de Brito (2003) também explica que esse...
tracking img