Geografia - tipos de energia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2011 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
7 de dezembro de 2011

INTRODUÇÃO


A primeira fonte de energia que o homem descobriu e usou foi o fogo, cuja técnica teria sido criada em torno de 50.000 a.C, utilizando pedra e madeira. Durante a Revolução Neolítica, entre 10.000 e 5.000 a.C, o homem começou a domesticar os animais e a utilizar a força animal. A invenção da máquina a vapor, no século XVIII, durante aRevolução Industrial, gera uma aceleração nos transportes, nos esquemas logísticos da época, e na produção em geral. O grande símbolo da energia à vapor foram as locomotivas, no Brasil popularmente referidas como “maria-fumaça”. A eletricidade surge no fim do século XIX, ocorre também o desenvolvimento da exploração de petróleo, com a conseqüente criação de motores movidos a gasolina. A energianuclear é desenvolvida em meados do século XX, principalmente após a Segunda Guerra Mundial, como base para armamentos e geração de energia doméstica e industrial.
O século XXI, perante as discussões sobre a sustentabilidade ambiental, o planeta vive num processo de adaptação às fontes alternativas como a solar, biomassa, eólica, geotérmica, entre outras.
O Objetivo deste trabalho éinformar sobre o histórico energético pertencente ao Brasil, tais como suas características e informações básicas assim como também discutiremos a importância da nossa Matriz energética, e como ela se caracteriza. Outro ponto que aqui será comentado são as Fontes Alternativas de Energia, quais são e como funcionam na sociedade.

HISTÓRICO ENERGÉTICO BRASILEIRO

Há praticamente doisséculos, as principais formas de energia eram aquelas que eram encontradas na natureza e de fácil acesso: o vento e a água utilizados para produzir energia mecânica e a queima de madeira para a geração de calor.
Com o surgimento da Revolução Industrial, a invenção da máquina à vapor e do tear mecânico para a a produção têxtil, o carvão mineral passou à principal fonte de energia dominante noprocesso fabril. Foi o carvão, também, que colocou as locomotivas em movimento. A humanidade estava pela primeira vez na história substituindo as formas de energia renováveis por formas de energia mais eficientes, porém não renováveis e poluentes.
O Brasil não é auto-suficiente em energia, mas consegue produzir cerca de 90% do total que consome, sendo o restante importado de diferentespaises. O país é um dos poucos do mundo que apresenta possibilidade múltipla de ampliar as suas alternativas energéticas, devido à abundância dos seus recursos naturais e de sua extensão territorial. Em 2004, as fontes renováveis representavam 44% da oferta de energia gerada no país enquanto que no mundo estas fontes não ultrapassavam 14%.
|

A crise do petróleo de 1973 incentivou mudançassignificativas no tipo de energia gerada no país. Em 1975, foi implantado o Proálcool com objetivo substituir parte da gasolina nos veículos de passageiros e como aditivo à gasolina. No entanto com a queda do preço do petróleo, na década de 1990, o projeto estava praticamente encerrado. No início deste século surgiu um Novo Proálcool com o objetivo de estimular a produção e o consumo do combustível.A elevação do preço do barril do petróleo, a consciência sobre a necessidade de maior diversificação das fontes energéticas, a invenção do motor bicombustível foram os fatores que possibilitaram a reativação do projeto. A homologação do Protocolo de Kioto, por sua vez, elevou a demanda de álcool no mercado internacional e as exportações brasileiras destinadas aos países europeus e ao Japãoque têm metas de redução de gases estufa. 
Outra perspectiva otimista é o biodiesel, fonte menos poluente e renovável de energia. O biodiesel já é um aditivo utilizado para motores de combustão, derivado do dendê, da soja, da palma, da mamona e de uma infinidade de vegetais oleaginosos. Pode ser usado puro ou misturado com o diesel, em proporções diversas e sem a necessidade de alteração de...
tracking img