Temperatura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4254 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ETEC CÔNEGO JOSÉ BENTO
TÉCNICO EM QUÍMICA – 4° MÓDULO



TRABALHO DE OUPI – II
MEDIDORES DE TEMPERATURA


AMANDA KELLY FERREIRA PINTO
AMANDA OLIVEIRA DINELLI
ANA LUIZA PICOLLI SIQUEIRA
ANDRÉ ARCOLINI




JACAREÍ
2013
1. TEMPERATURA
A temperatura é uma grandeza física que mede o estado de agitação das partículas de um corpo, caracterizando o seu estado térmico.
É umaimportante grandeza a ser medida em muitos processos, pois é um fator limite para muitas operações. Pode-se pensar em temperatura como sendo o potencial que causa o fluxo de calor de um ponto de mais alta temperatura para um ponto de mais baixa temperatura.
A medição correta de temperatura é complexa, por ser facilmente influenciada por fatores externos aos dispositivos de medida ou pela inércia térmicainerente ao sistema.
2. HISTÓRIA
Os registros históricos existentes situam a primeira tentativa de estabelecer uma “escala de temperaturas” entre os anos 130 e 200 d.C., altura em que Galeno, médico grego cujos ensinamentos constituíram a base da prática clínica até ao século XVII, terá sugerido que as sensações de “quente” e “frio” fossem medidas com base numa escala com quatro divisõesnumeradas acima e abaixo de um ponto neutro; para tal escala termométrica, atribuiu a temperatura de “4 graus de calor” à água a ferver, a temperatura de “4 graus de frio” ao gelo e a temperatura “neutra” à mistura de quantidades iguais daquelas duas substâncias.
Galileo Galilei é geralmente tido como o inventor do primeiro termômetro, em 1592, suspendendo sobre um reservatório aberto, cheio de álcoolcolorido, um tubo estreito de vidro oco, no cimo do qual colocou uma esfera de vidro, também oca.
Quando aquecido, o ar dentro da esfera expandia-se e borbulhava através álcool. Arrefecendo, o líquido penetrava no interiordo tubo. As flutuações da temperatura da esfera podiam assim ser observadas, anotando a posição do líquido dentro do tubo. Mais tarde seu colega Sanctorius Sanctoriusacrescentou uma escala gravada no tubo para facilitar a medição da alteração da temperatura.
Em 1641 Fernando II,Grão-Duque da Toscana desenvolveu o primeiro termômetro selado. Ele utilizou o álcool em seu interior e fez 50 marcas (graus) na sua haste. Este termômetro não utilizava nenhum ponto fixo para a calibração da escala. O termômetro com utilização de substancia orgânica (álcool, etc) em seuinterior passou a ser conhecido como termômetro “spirit”.
Robert Hook, curador da Sociedade Real em 1664 usou tintura vermelha no álcool. Sua escala, na qual cada grau representava um incremento do volume equivalente a 1/500 parte do volume do liquido do termômetro precisava somente de um ponto fixo. Ele selecionou o ponto de congelamento da água.
Em 1701, Ole Christensen Rømer criou o primeirotermômetro, com dois pontos de referencia. O termômetro usava vinho vermelho como indicador da temperatura. Rømercrio a escala de acordo com o ponto de ebulição da água (60 Rø), não sabia que o dependia da pressão atmosférica, fato descoberto depois por Fahrenheit. Apesar da criação do termômetro, Rømer é mais conhecido pelo seu trabalho com a medição da velocidade da luz. Daniel Gabriel Fahrenheitdevotou a maior parte de sua vida a criação de instrumentos meteorológicos. Fahrenheit também percebeu que o álcool não tinha precisão e repetibilidade para a medição da temperatura. Em 1714, ele adotou o mercúrio, o qual se mostrou uma excelente alternativa devido ao seu coeficiente de expansão térmica ser altamente linear e não se dissolver no ar. Por outro lado ele é menos sensível a mudança detemperatura.
Muitas tentativas foram feitas antes que o Suíço Anders Celsius em 1742 propusesse graduar o termômetro com 100 graus como o ponto de ebulição da água e 0 como o ponto de derretimento da neve.
Aparentemente desejando evitar o uso de números negativos para as temperaturas, Celsius determinou o numero 100 para o ponto de congelamento da água e 0 para o ponto de ebulição, dividindo a...
tracking img