Temas de psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2913 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Titulo: Temas de psicologia
Jose Bleger temas de psicologia/ Temas relacionados
Temas de Psicologia: Entrevista e Grupos Jose Bleger. Editora: MARTINS FONTES; ISBN: 8533608772; Ano: 1998; Nesta obra, Bleger aborda, do ponto de vista teórico e discorre sobre apostura do entrevistador e da dinâmica do trabalho em grupo.
Entrevista consulta e anamnese: Segundo Bleger...
A entrevista pode ser dedois tipos fundamentais: aberta e fechada. Na segunda as perguntas já estão pre-vistas, assim como a ordem e a maneira de formulá-Ias,e o entrevistador não pode alterar nenhuma destas dis-posições. Na entrevista aberta, pelo contrário, o entre-vistador tem ampla liberdade para as perguntas ou para suas intervenções, permitindo-se toda a flexibilidade necessária em cada caso particular. Aentrevista fecha-da é, na realidade, um questionário que passa a ter uma relação estreita com a entrevista, na medida em que uma manipulação de certos princípios e regras facilita e pos-sibilita a aplicação do questionário.
Em segundo lugar, a entrevista não é uma anamne-se. Esta implica uma compilação de dados preestabele-cidos, de tal amplitude e detalhe, que permita obter uma síntese tanto dasituação presente como da história de um indivíduo, de sua doença e de sua saúde.
Diferentemente da consulta e da anamnese, a entrevista psicológica objetiva o estudo e a utilização do comportamento total do indivíduo em todo o curso da relação estabelecida com o técnico, durante o tempo em que essa relação durar.
Diferentemente da consulta e da anamnese, a entrevista psicológica objetiva o estudo e autilização do comportamento total do indivíduo em todo o curso da relação estabelecida com o técnico, durante o tempo em que essa relação durar.
A entrevista psicológica é então uma relação entre duas ou mais pessoas em que estas intervêm como tais. Para sublinhar o aspecto fundamental da entrevista poder-se-ia dizer, de outra maneira, que ela consiste em uma relação humana na qual um dosintegrantes deve procurar saber o que está acontecendo e deve atuar segundo esse conhecimento.
A entrevista como campo
O empenho em diferenciar a entrevista da anamne se provém do interesse em constituir um campo com características definidas, ideais para a investigação da personalidade. Como na anamnese, temos, na entrevista, um campo configurado, e com isso queremos dizer que entre os participantesse estrutura uma relação da qual depende tudo que nela acontece. A diferença básica, neste sentido, entre entrevista e qualquer outro tipo de relação interpessoal (como a anamnese) é que a regra fundamental da entrevista sob este aspecto é procurar fazer com que o campo seja configurado especialmente (e em seu maior grau) pelas variáveis que dependem do entrevistado.
O entrevistador controla aentrevista, porém quem a dirige é o entrevistado. A relação entre ambos delimita e determina o campo da entrevista e tudo o que nela acontece, porém, o entrevistador deve permitir que o campo da relação interpessoal seja predominantemente estabelecido e configurado pelo entrevistado.
A entrevista não pode substituir nem excluir outros procedimentos de investigação da personalidade, porém eles tambémnão podem prescindir da entrevista.
Uma sistematização que permite o estudo detalhado da entrevista como campo consiste em centrar o estudo sobre: a) o entrevistador, incluindo sua atitude, sua dissociação instrumental, contratransferência, identificação etc.; b) o entrevistado, incluindo-se aqui transferência, estruturas de comportamento, traços de caráter, ansiedades, defesas etc.; c) arelação interpessoal, na qual se inclui a interação entre os participantes, o processo de comunicação (projeção, introjeção, identificação etc.), o problema da ansiedade, etc. Embora não pretenda aprofundar aqui cada um dos fenômenos assinalados, porque isso abarcaria, em grande parte, quase toda a psicologia e psicopatologia, estes aspectos estão incluídos nas considerações que se seguem....
tracking img