Ensino de fisica e surdez - incompleto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5465 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
CENTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
LICENCIATURA EM FÍSICA

O ENSINO DE FÍSICA E A SURDEZ
Francisco Iristenio Souza Cardoso

Fortaleza,
2011

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
CENTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
LICENCIATURA EM FÍSICA

O ENSINO DE FÍSICA E A SURDEZ
Francisco Iristenio Souza Cardoso

Fortaleza, 2011

Sumário

1. INTRODUÇÃO
2. BREVEHISTÓRICO DA EDUCAÇÃO DE SURDOS NO BRASIL
3.1. Primeiros Relatos
3.2.
3.3.
3.4.
3. SURDEZ E COGNIÇÃO, O SUJEITO SURDO E O SEU APRENDIZADO
4. PERCURSO METODOLÓGICO
5. RESULTADOS E DISCUSSÕES
6. CONCLUSÕES
ANEXOS

INTRODUÇÃO

1. BREVE HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO DE SURDOS NO BRASIL

Este capítulo se propõe a situar no tempo o desenvolvimento daspráticas pedagógicas voltadas à educação do surdo, ressaltando dificuldades e avanços observados na evolução desta prática.
A história da educação de surdos no Brasil não se vinculou à História da Educação Comum. Os métodos desenvolvidos para se trabalhar a educação de alunos ditos normais, desde os primórdios, foram diferentes daqueles utilizados para alunos surdos. No entanto, essa desvinculação não sedeu de forma total, antes funcionando de forma complementar.
Cabe ressaltar que os surdos eram visto como seres à margem da sociedade, desprovidos de direitos básicos, não podiam estudar, trabalhar ou casar-se. Na pirâmide social, sequer tinham lugar definido, estando abaixo dos escravos.
Conforme NASCIMENTO e MASCARENHAS (2009)
“No decorrer da história, a surdez foi alvo de incompreensão,apresentada apenas por aspectos negativos onde os surdos foram vistos de várias formas, desde loucos, doentes até como pessoas castigadas pelos deuses. Considerados primitivos até o século XV, estes viviam à margem da sociedade, pois eram considerados ineducáveis, portanto não tinham direitos, principalmente à educação.”
1.1 Os Relatos Iniciais
Até o final do século XV não havia escolas para surdosem nenhum lugar do planeta e a educação destes era feita por poucas pessoas empenhadas em integrá-las ao convívio da sociedade. Os registros iniciais de atividades com objetivos de se educar pessoas com deficiência auditiva no Brasil datam de 1855 com a chegada do professor francês Hernest Huet, que a convite de D. Pedro II, deu início à educação dos surdos no país e fundou em 1857 o ImperialInstituto de Educação dos Surdos Mudos no Rio de Janeiro (SOARES, 2005).
Segundo PINTO (2006), a criação do Instituto deveu-se ao projeto de instrução pública na Corte. Entretanto, os alunos tinham o ensino voltado para a realização de trabalhos manuais, visando à adequação destes em alguma atividade produtiva, ou seja, o objetivo principal do instituto era a formação profissional das pessoas comdeficiência auditiva.
A proposta do professor Huet trazida da França para o Instituto no Brasil consistia em lecionar entre outras disciplinas, Língua Portuguesa, Aritmética, Leitura Articulada, Leitura sobre os Lábios e Doutrina Cristã. Aqui há dois pontos a destacar: A Doutrina Cristã deveu-se, não somente, ao forte sentimento religioso da época, mas também ao caráter caritativo com que asautoridades lidavam com as pessoas deficientes. Os conteúdos concernentes a Leitura Articulada e Leitura sobre os Lábios foram extensões do Método Oral vigente até os dias de hoje conforme demonstra SOARES (2005). Além disso, a disciplina de Leitura sobre os Lábios estaria voltada apenas para os que apresentassem aptidões a desenvolver a linguagem oral, sendo o trabalho de oralização feito pelosprofessores comuns, ou seja, inexistia especialistas (RODRIGUES, 2008).
1.2 O período Oralista
No Brasil, até o início do século XX, o Instituto era o único marco referencial para a educação de surdos. No entanto, os debates acerca do melhor método de trabalho geravam acirradas discussões no panorama internacional.
Como bem destaca CARVALHO (2007), durante o século XVIII ocorreram duas correntes...
tracking img