Temas ambientais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4920 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Temas Ambientais

➢ Água

1- Importância

A água tem várias funções e serve várias necessidades. Desde logo apresenta uma função biológica – não serve só ao Homem para beber, e manter o equilíbrio do seu organismo, como é nela que vive e se desenvolve toda a fauna aquática que lhe pode servir de alimento. Serve, também, para irrigar a terra, aumentando, com o seu efeito de meiohúmido, não só a possibilidade de germinação das sementes, mas depois o crescimento e a frutificação de muitas plantas que servem para a alimentação humana.
  Mas a água apresenta em geral também uma função química, quando se junta ao processamento da atividade industrial, quando aditada à produção, como elemento de arrefecimento do calor produzido pelas máquinas industriais, ou pelas centrais deprodução de energia (como as centrais termoelétricas, ou as centrais nucleares).

2- Condições de potalidade

Aproximadamente 70% da superfície terrestre encontra-se coberta por água. No entanto, menos de 3% deste volume é de água doce, cuja maior parte está concentrada em geleiras (geleiras polares e neves das montanhas), restando uma pequena porcentagem de águas superficiais para asatividades humanas. A água está distribuída da seguinte forma no planeta Terra:

- 97,5% da disponibilidade da água do mundo estão nos oceanos, ou seja, água salgada.
- 2,5% de água doce e está distribuída da seguinte forma:
- 29,7% aquíferos;
- 68,9% calotas polares;
- 0,5% rios e lagos;
- 0,9% outros reservatórios (nuvens, vapor d’água etc.).

Uma água é dita potável quando éinofensiva a saúde do homem, agradável aos sentidos e adequada aos usos domésticos. É importante para que uma água seja considerada potável, que na fase de tratamento eliminem-se todas as substâncias originalmente presentes que lhe confiram algum gosto ou cheiro peculiar. Paralelamente também não devem resultar alguma turbidez ou cores visuais.

3- Agentes Poluidores

A água é poluída por umavasta gama de produtos, podendo ser dividida pelas suas características:
A Poluição pontual, onde o foco de poluição facilmente identificável como emissora de poluentes, como no caso de águas residuais, industriais, mistos ou de minas. E também como poluição difusa, onde não existe propriamente um foco definido de poluição, sendo a origem difusa, tal como acontece nas drenagens agrícolas,águas pluviais e escorrimento de lixeiras.
Os contaminantes, pode ser classificados como:
• Agentes Químicos
Orgânicos (biodegradáveis ou persistentes): Proteínas, gorduras, hidratos de carbono, Ceras, solventes entre outros.
Inorgânicos: Ácidos, alcoóis, tóxicos, sais solúveis ou inertes.

• Agentes físicos
Radioatividade, Calor, Modificação do sistema terrestre, atravésde movimentação de terras ou similares.

• Agentes Biológicos
As coliformes são um bioindicador normalmente utilizado na análise da qualidade microbiológica da água, embora não seja uma real causa de doenças. Outras vezes microrganismos encontrados nas águas de superfície, que têm causado problemas para a saúde humana incluem.

4- Medidas de Proteção

Principais sistemas/medidas decontrole de efluentes líquidos:

• Implantação de Sistemas de Coleta e Tratamento de Esgoto e efluentes
A medida mais eficaz de controle da poluição da água é a implantação de sistemas de coleta e tratamento de esgotos domésticos e industriais. Com os mesmos, evita-se que despejos brutos sejam lançados nos corpos d'água, poluindo-os.

• Coleta e Destino Adequado do lixo
Aadoção de práticas corretas de coleta e tratamento e/ou disposição final do lixo constitui medida de controle da poluição da água. Depósitos inadequados de resíduos sólidos, no solo ou diretamente em corpos d'água, podem resultar na poluição da água. Um dos problemas da disposição de lixo no solo, mesmo em aterros sanitários, é a produção do chorume, líquido resultante da decomposição dos...
tracking img