TEMA: importação e assimilação - rock, soul, discotheque

333 palavras 2 páginas
TEMA: importação e assimilação - rock, soul, discotheque

(texto de Ana Maria Bahiana)

Aluno: Marcelo B. Farias

Com o advento da expansão industrial internacional, o Brasil assim como outros países importou muito padrões musicais de países como os Estados Unidos.
Na década de setenta, movimentos como o rock - deixando importantes marcas no cenário brasileiro como uso de guitarras e instrumentos elétricos, síntese com células estruturais do samba, baião e choro - e logo em seguida o movimento da soul music e a música de discotheque também entraram em contato com a nossa cultura de uma maneira mais massificada ainda do que o rock, mais sem deixar tantas marcas após o seu bum que logo quase que desapareceu sem tanta influência na musica brasileira que não assimilou seus elementos como o rock.
O rock tem uma retomada em nível de massa nos anos de 1965 com o programa TV jovem guarda com forte influência do trio formado por Roberto Carlos, Vanderléia e Erasmo.
Modelos importados do rock da era pós são Franscisco, pós Woodstock.
As raízes estão obviamente na tropicália, mas Caetano e Gil fizeram o movimento inverso.
Pouca repercussão do rock rural.
Após digerir e assimilar toda essa cultura estrangeira, vários artistas que haviam passado despercebidos criam uma forma própria de canção (fazer musical).
Formação de novas platéias abertas a experimentação. Sucesso dos grupos secos e molhados e mutantes.
Na seqüência, grande leva de músicos influenciados, mas sem vínculo necessário com o rock.
Influência da chamada produção negra deixa grandes marcas também, talvez vendendo e tocando o gênero da soul music e da discotheque até mais que o rock, mas não deixando tantas marcas no modo do fazer musical brasileiro quanto o rock deixou. O rock parece ter sido notadamente bem mais assimilado no modo de produção musical marcando muito com seus elementos na música brasileira.

Relacionados