Tema 2 – sustentabilidade elaborado a partir da reportagem: gerenciamento e usos de água potável, pluvial e cinza.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2738 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TEMA 2 – SUSTENTABILIDADE
Elaborado a partir da reportagem:
Gerenciamento e usos de água potável, pluvial e cinza.
(Revista Hydro – Ano III – Setembro de 2008.)


Após o aproveitamento de águas pluviais ter se tornado algo utilizado com grande freqüência, temos agora o surgimento de uma nova modalidade o aproveitamento de água cinza.
Com o aprimoramento nas tecnologias de filtragem etratamento da água o que antes era considerado impensável, já esta acontecendo. A água intocável se tornou reaproveitavel em diversas funções
Um dos motivos para a economia de água é a otimização das instalações.
Atualmente é possível combinar tecnologias hídrica se implantá-las individualmente em cada edifício. A mistura adaptada em um abastecimento de água potável,aproveitamento e água pluvial ereutilização de água cinza corresponde a um gerenciamento hídrico eficiente.
A experiência prova que os temores quanto a reaproveitamento de água pluvial eram infundados principalmente no quesito higiene. A segurança dos equipamentos e a qualidade da água pluvial nas instalações e aplicações mostra-se muito adequada. A tecnologia predial adicional pode ser instalada e aproveitada juntamente com astecnologias existentes sem perda de conforto para o usuário ou em alguma aplicação.
Alem das aplicações tradicionais como em bacias sanitárias e maquinas de lavar roupa o aproveitamento da água pluvial está sendo utilizado para sistemas de irrigação chafarizes lavagem de pátios, etc.
A ouço tempo em uma cidade da Alemanha foi equipada com um projeto piloto de grande instalações de água pluvial.Depois de tratada a água abastece 100 residências, servido inclusive para banho.
É importante resultar que nos bons sistemas, que o filtro já esta integrado ao afluxo do reservatório. O controle do equipamento e o aparelho de pressurização também foram reunidos em uma unidade, que em geral fica na casa de maquinas do edifício.
É importante possuir um planejamento baseado em conhecimentotécnico, para que os componentes fiquem em harmonia. Como por exemplo, a escolha das áreas de coleta alem da quantidade de água, pois poder ser necessários varias áreas de captação conectadas entre si. O filtro fica isolado instalado no afluxo do reservatório. Opcionalmente ele pode ser integrado ao próprio de reservatório ou em uma estrutura colocada em sua montante. Ele separa a água da sujeira.CURIOSIDADES

Aproveitamento das Águas Pluviais em residências
A viabilidade da implantação de sistema de aproveitamento de água pluvial depende essencialmente dos seguintes fatores: precipitação, área de captação e demanda de água.
Além disso, para projetar tal sistema devem-se levar em conta as condições ambientais locais, clima, fatores econômicos, finalidade e usos da água, buscando nãouniformizar as soluções técnicas.
A água de chuva pode ser utilizada em várias atividades com fins não potáveis no setor residencial, industrial e agrícola. No setor residencial, pode-se utilizar água de chuva em descargas de vasos sanitários, sistemas de controle de incêndio, lavagem de automóveis, lavagem de pisos e irrigação de jardins. Já no setor industrial, pode ser utilizada pararesfriamento evaporativo, climatização interna, lavanderia industrial, lavagem de maquinários, abastecimento de caldeiras, lava jatos de veículos e limpeza
industrial, entre outros. Na agricultura, vem sendo empregada principalmente na irrigação de plantações (MAY & PRADO, 2004).
Segundo May (2004), os sistemas de coleta e aproveitamento de água de chuva em edificações são formados por quatrocomponentes básicos: áreas de coleta; condutores; armazenamento e tratamento.
O funcionamento de um sistema de coleta e aproveitamento de água pluvial consiste de maneira geral, na captação da água da chuva que cai sobre os telhados ou lajes da edificação. A água é conduzida até o local de armazenamento através de calhas, condutores horizontais e verticais, passando por equipamentos de filtragem e...
tracking img