Espiral do comhecimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (509 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Espiral do conhecimento – O conceito de Espiral do Conhecimento é constantemente aplicado no cotidiano profissional. A todo momento, principalmente quando ingressamos em um novo emprego, temos queaprender algo novo que está sendo cobrado. Para a criação deste conhecimento, devemos passar por todas as etapas da espiral: socialização, externalização, combinação e internalização.
Asocialização é um processo de compartilhamento de experiências, que é normalmente estruturado na observação, imitação e prática. É adquirir conhecimento tácito sem usar linguagem. Exemplo: o indivíduo precisavender algo, nunca o fez, mas certamente deve ter comprado algo em sua vida e observou os modos de agir do vendedor. Já tem alguma noção de vendas.

Externalização é articular o conhecimentotácito em explícito. Basicamente, é “mostrar o que sabe” por meio de analogias, conceitos, hipóteses ou modelos. É transformar algo totalmente subjetivo em algo que outro indivíduo terá acesso. Umdiálogo informal pode desencadear a externalização. Um veterano da organização dando “dicas” de como a mesma se comporta a um novato é um exemplo de externalização da conversão do conhecimento.

Acombinação passa por converter todo o saber adquirido em um sistema de conhecimento. A criação do conhecimento realizada na educação formal geralmente assume essa forma.

Internalização estámuito ligado ao know-how (aprender fazendo). É compactar o que foi aprendido e adicionar as interpretações pessoais. Para que a criação do conhecimento organizacional ocorra é preciso que o indivíduosocialize o conhecimento tácito adquirido, iniciando uma nova espiral.

Efeito da Inovação – Inovar é aplicar novas ideias e atingir sucesso com elas. É frequentemente vivenciado no dia a diaprofissional. A inovação traz consigo, se for aceita , maior faturamento, acesso a novos mercados e aumento das margens de lucro para a empresa.

Trazer um produto ou serviço total ou parcialmente...
tracking img