Teleprocessamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1294 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário

Pág.

1 – Harry Nyquist................................................................................................................. 03

2- Máxima Capacidade de um canal................................................................................... 03

3 –Amostragem.................................................................................................................... 03

4 – Teorema da Amostragem de Nyquist............................................................................ 04
5 – Digitalização PCM.......................................................................................................... 05
5 – Canal de Nyquist............................................................................................................. 061. Harry Nyquist

Nasceu em Nilsby, Suécia, e emigrou aos Estados Unidos da América em 1907, onde começou seus estudos na Universidade de North Dakota em 1912. Realizou um doutorado em Física na Universidade de Yale em 1917. Trabalhou para “AT&T” desde 1917 até 1934, e depois mudou-se para “Bell Telephone Laboratories”.
Como Engenheiro noslaboratórios da Bell, descreveu o (ruído de Johnson-Nyquist) e desenvolveu a teoria matemática da estabilidade dos amplificadores realimentados.
Seu trabalho teórico na determinação dos requerimentos da largura de banda para a transmissão da informação, o qual foi publicado em “Certain factors affecting telegraph speed” (Bell System Technical Journal, 3, 324-346, em 1924), contribuiu à fundação dosavanços posteriores realizados por Claude Shannon, o qual conduziu ao desenvolvimento da Teoria da Informação.
Em 1927 Nyquist determinou que um sinal analógico limitada em banda deveria ser amostrada no mínimo com uma freqüência duas vezes a largura de banda do sinal para ser convertida em uma representação adequada em forma digital. Nyquist publicou seus resultados no artigo “Certain topics inTelegraph Transmission Theory (1928)”. Esta regra é agora conhecida como o Teorema da amostragem de Nyquist.
Em particular Nyquist desenvolveu um critério para a recepção correta de sinais telegráficos transmitidos em canais dispersivos na ausência de ruído. Grande parte do trabalho de Nyquist foi aplicado, posteriormente, na transmissão digital de dados em canais dispersivos.


2. MÁXIMA CAPACIDADEDE UM CANAL

A máxima capacidade de um canal de transmissão de dados é a velocidade máxima do sinal de transmissão que pode passar através deste canal. A unidade desta medida é o bps (bit por segundo), e os teoremas básicos para encontrar esta velocidade máxima do sinal são o Teorema de Nyquist e o Teorema de Shannon.

A capacidade de um canal está diretamente relacionada com a sua largura debanda, mas depende de outros fatores, em especial do ruído presente e dos métodos de codificação usados.





3. AMOSTRAGEM

As amostras de um sinal nem sempre determinam de maneira única o sinal de tempo contínuo correspondente. Por exemplo, se amostrarmos uma senóide com intervalos de um período, o sinal amostrado terá a aparência de uma constante e não poderemos determinar se o sinaloriginal era um constante ou a senóide. A Fig. 01, ilustra este problema descrevendo dois diferentes sinais de tempo contínuo que têm o mesmo conjunto de amostras.


Fig. 01- Dois sinais de tempo contínuo que têm o mesmo número de amostras

As amostras não nos dizem nada a respeito do comportamento do sinal entre os tempos de amostras. Para determinar como o sinal se comporta entre asamostras, devemos especificar restrições adicionais para o sinal de tempo contínuo. Um desses conjuntos de restrições que é muito útil na prática envolve exigir que o sinal faça transições suaves de uma amostra para outra. A suavidade, ou a taxa com a qual o sinal no domínio de tempo muda, está diretamente relacionada com a freqüência máxima presente no sinal. Conseqüentemente, restringir a...
tracking img