Eduardo berliner

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (549 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1.
O menino nú no chão (Eduardo Berliner)
Sentimentos: Dor / sofrimento / pena
O artista Eduardo Berliner desperta-me, nesta obra, sentimentos que remetem à tragédias. Normalmente sentimos dorpelo sofrimento sentido pelas vítimas e pena pela situação na qual se encontram.
A dor é sentida quando reparados os detalhes da pintura. A mão decepada, abandonada ao lado do corpo do que parece umacriança, dá a entender que houve um sofrimento antes do provável falecimento evidenciado pela falta de socorro.
O que me parece um galho com formato de uma garra no lugar do antebraço do rapazcausou-me arrepios ao imaginar como aquilo foi inserido naquele lugar. O sofrimento é inevitável ao buscar remontar os atos que culminaram nesta cena.
Por fim, o conjunto do que já foi citado, somado aofato de outro menino ao lado, sofrendo pelo estado do corpo, o semblante de ambos provoca um consequente sentimento de pena. O artista parece conseguir o que quer: chocar o público com a imagemforjada.
2.
Crianças com asas de anjo (Eduardo Berliner)
Sentimentos: Medo / desespero / angústia
Nesta obra, a que a meu ver apresenta maior dose de surrealismo, o artista cria, num cenário incrível,um ambiente que faz brotar em minha mente sensação de medo, desespero e bastante angústia.
O medo é favorecido pelo clima sombrio colocado na figura, aliado ao horror causado pela criatura pintadapor Berliner. O homem que pode ser visto dentro da boca da criatura deixa dúvidas se ele está ali vestindo uma fantasia ou se este “monstro” o teria engolido.
Os bebês alados chorando e dominadospelo monstro trouxe-me desespero pelo que poderia estar por vir, tendo em vista que um homem que já teria sido engolido. O que seria a pata da criatura pressionando a cabeça de uma das criançasapresentadas na obra causa desespero ainda maior. Quanta dor e quanto medo estaria sentindo aquela riança? E a outra, segura de ponta-cabeça?
Finalmente, a figura humanoide ao lado do monstro transparece...
tracking img