Projeto de pesquisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1365 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
UNIVERSIDADE SALVADOR – UNIFACS
CURSO: BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

ALUNAS: Altina Lauemisa de Oliveira Rocha

Jamile Ferreira Lima








PROJETO DE PESQUISA

A luta pela compra da sede da AAPC























Feira de Santana
2012

UNIVERSIDADE SALVADOR – UNIFACS
CURSO: BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIALALUNAS: Altina Lauemisa de Oliveira Rocha
Cristiane Martins Pereira
Jamile Ferreira Lima








PROJETO DE PESQUISA

A luta pela compra da sede da AAPC





Projeto de pesquisa apresentada como requisito parcial para aprovação na disciplina de Atividade Coordenada Interdisciplinar II do Curso de Serviço Social daUNIFACS sob acompanhamento da Prof.ª Rita de Cássia Nascimento de Jesus e a Tutora Rubia Carla Freitas de Oliveira.















Feira de Santana
2012


Nosso projeto de pesquisa foi elaborado após uma visita realizada a uma Instituição específica, de apoio a pessoas com câncer, a AAPC (Associação de Apoio a Pessoas com Câncer). Esta instituição está situada na cidade deFeira de Santana, na rua padre Miguelinho, n° 362, Coronel José Pinto. O objetivo da visita foi para entender o processo de funcionamento e gestão da instituição, assim como, nos mostrar como desenvolver possíveis trabalhos de auxílio a pacientes oncológicos.
Fomos recebidas pela senhora Betânia Knoedt, presidente da instituição (AAPC – Associação de Apoio a pacientes com câncer). A presidentenos explicou detalhadamente como funciona a instituição e seus procedimentos e quem são os pacientes em tratamento na Associação.
A Associação de Apoio a Pessoa com Câncer — AAPC, é uma associação civil e filantrópica de assistência social, sem fins lucrativos ou econômicos, tem toda documentação pertinente exigida por leis específicas e registros em Cartório competente. Tem como missão,prestar irrestrito apoio às pessoas em tratamento oncológico, tanto crianças e adolescentes como aos adultos e idosos carentes, da nossa cidade e regiões circunvizinhas, sem nenhum tipo de discriminação de cor, credo, sexo ou nacionalidade.

















A procura pelos serviços desenvolvidos pela AAPC é muito grande. É perceptível que a Associação tem a real necessidadede ampliar o espaço físico, de forma que aloje um maior numero de pessoas em tratamento e suas famílias, melhorando assim as condições dos trabalhos desenvolvidos em favor deles.
A partir do processo de observação de nossa equipe, realizado dentro da Instituição, podemos constatar que a estrutura do ambiente ofertado aos pacientes em tratamento ainda é precário e necessita de melhorias paraa ampliação e de recursos humanos para o devido apoio a esses pacientes em tratamento. Sendo assim, constatamos que a necessidade principal da Instituição é a compra de um imóvel, já que o mesmo é alugado e pequeno, não comportando um número maior de pacientes, pois há uma grande demanda a ser atendida, no que se refere ao alto índice de câncer das classes menos favorecidas na cidade e microregião, além de haver a extrema necessidade dos pacientes que passam pelo processo de quimioterapia com mais freqüência, que moram em outras cidades e não tem como ir e vir todos os dias. Sendo assim, cada paciente alojado na Instituição necessita de acompanhantes e de instalações adequadas para os mesmos.
Diante da análise não foi difícil constatar a real necessidade da compra de um imóvel,reduzindo assim um custo fixo de R$ 1.600,00 de aluguel da Sede e a melhoria no que diz respeito às acomodações e uma melhor estrutura direcionadas aos pacientes em tratamento e a seus acompanhantes, já que devemos nos preocupar inteiramente com o conforto geral dos mesmos.
Feira de Santana é uma cidade com aproximadamente 600.000 habitantes, segundo dados do censo demográfico realizado pelo...
tracking img