tecnologias assistenciais na enfermagem

Páginas: 6 (1339 palavras) Publicado: 7 de abril de 2014
Tema: Tecnologias assistenciais e sistematização da assistência em enfermagem .
Conceito – Histórico – Aplicações:


O termo tecnologia possui como definição etimológica ``tecno ´´ que é o saber fazer , e `` logia´´ que vem de logos- razão , ou seja: razão do saber fazer.
Tecnologia assistencial, consiste em conhecimentos e instrumentos interligados que fundamentam e delimitam modossistematizados de saber-fazer e cuidar humano. Construção de um saber técnico cientifico resultante de pesquisas, aplicações de teorias e vivencia dos profissionais. Visando assim uma assistência de qualidade, enxergando esse ser humano de todas as maneiras possíveis, tanto no físico, espiritual, social, psíquico.
Dentro do contexto hospitalar temos :
Tecnologias Educacionais: ensinar, aprender,adquirir conhecimento;
Tecnologias Assistenciais : atitude do cuidador, profissional-paciente ou cliente
Tecnologias Gerenciais : gerenciamento, fazer desenvolver, acontecer corretamente.
A tecnologia em enfermagem tem a finalidade de tornar mais eficiente a atividade humana, melhorar a qualidade do atendimento, manter e promover a saúde e ainda dar suporte na doença. Seja por uso deequipamentos/maquinas que auxiliam em exames e tratamentos ,conhecidas como tecnologia ``dura´´. Ou diz respeito a relações, vinculo com a equipe e paciente, gestão, processos de trabalho, conhecida como tecnologia ``leve ´´. E ainda os saberes estruturados que atuam no processo de trabalho em saúde (SAE). Conhecida como tecnologia ``leve/dura´´.
É preciso as três categorias de tecnologias para se fazer uma boapratica de trabalho. O desenvolvimento de tecnologias relativas ao cuidado de enfermagem, influencia na mudança do tipo e da intensidade do cuidado, já que padrões e valores foram alterados pelos níveis de tecnologias que estão sempre evoluindo.
A Sistematização da assistência de Enfermagem (SAE), é uma atividade privativa do enfermeiro que norteia as atividades de toda a equipe de Enfermagem, jáque técnicos e auxiliares desempenham suas funções a partir da prescrição do enfermeiro. A SAE é a organização e execução do processo de Enfermagem. É a essência da prática da Enfermagem, instrumento e metodologia da profissão, ajudando o enfermeiro a tomar decisões, prever e avaliar consequências. Visa o aperfeiçoamento da capacidade de solucionar problemas, tomar decisões e maximizaroportunidades e recursos formando hábitos de pensamento.
Tecnologias e sistematização podem ser interpretadas de varias maneiras. No mundo da enfermagem, deve estar a serviço do homem e especificamente presente no ambiente hospitalar. É importante que os enfermeiros dominem essas tecnologias e sistematização, a fim de não causar estresse para quem opera e quem utiliza. Sendo assim necessário conhecimentospara saber operar e prover manutenção e ou regulagens quando necessário.
É de conhecimento e atribuição do enfermeiro prestar uma assistência isenta de riscos aos clientes, sendo-lhe privativa a direção do órgão de enfermagem, é de sua responsabilidade o planejamento, organização, coordenação, execução e avaliação dos serviços de assistência de enfermagem e , consequentemente, também dosespaços onde, de forma inevitável, a tecnologia se insere e os processos de inovação e tecnologia repercutem e impactam diretamente sobre a qualidade dos serviços prestados, gerando novas necessidades quanto a equipe e serviços.
A tecnologia vem para acrescentar. É preciso equilíbrio entre o uso da tecnologia e o papel desempenhado pelo enfermeiro , já que são realidades construídas socialmente.
Épreciso enxergar o individuo além dos equipamentos. Sabendo-se que a tecnologia nunca vai substituir o toque humano.















Referências bibliográficas:
Cuidado e tecnologia:aproximações através do modelo de cuidado-Patricia Kuerten rocha, Marta Lenise do Prado, Marilene Lowen Wal, Telma Elisa Carraro. Univers.Federal Santa Catarina.
www.saude.gov.br : Ciencia, Tecnologia e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tecnologias assistenciais e sistematização da assistência em enfermagem
  • Tecnologias assistenciais e sistematização d assistencia em enfermagem
  • Tecnologias educacionais, assistenciais e gerenciais: uma reflexão a partir da concepção dos docentes de...
  • Tecnologias educacionais, assistenciais e gerenciais: uma reflexão a partir da concepção dos docentes de enfermagem
  • Tecnicas assistenciais de enfermagem
  • Tecnologias assistenciais e a atuação do enfermeiro
  • tecnologia da enfermagem
  • tecnologia em enfermagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!