Tecnologias educacionais, assistenciais e gerenciais: uma reflexão a partir da concepção dos docentes de enfermagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1200 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Este artigo visa apresentar uma reflexão sobre as concepções de tecnologias educacionais, assistenciais e gerenciais.
Por vivermos numa era tecnológica, muitas vezes a concepção de tecnologia tem sido usada de forma enfática no cotidiano, porém, equivocadamente, pois tem sido concebido somente como um produto, uma máquina, uma materialidade. A banalização mais comum está exatamente nofato de as pessoas generalizarem a concepção de tecnologia e resumirem-na aos procedimentos técnicos de operação e seu produto, admitindo qualquer artefato, ou seja, qualquer objeto que faça a mediação entre o pensamento das pessoas e a realização da ação propriamente dita. Desse modo, o conceito construído de Tecnologia “é entendido como o resultado” de processos concretizados a partir daexperiência cotidiana e da pesquisa, para o desenvolvimento de um conjunto de conhecimentos científicos para a construção de produtos materiais, ou não, com a finalidade de provocar intervenções sobre uma determinada situação prática.
Saúde e Enfermagem consideram Tecnologia Educacional (TE) “um corpo de conhecimentos enriquecidos pela ação do homem e não se trata apenas da construção e do uso deartefatos ou equipamentos”. No processo tecnológico, revela-se o saber fazer e o saber usar o conhecimento e equipamentos em todas as situações do cotidiano, sejam críticas, rotineiras ou não. A TE consiste num conjunto sistemático de conhecimentos científicos que tornem possível o planejamento, a execução, o controle e o acompanhamento envolvendo todo o processo educacional formal e informal. TE deprocesso ou de produto, é necessário que o educador (profissional da saúde) seja um facilitador do processo ensino-aprendizagem, e o educando (clientela) um sujeito participante desse processo e que ambos utilizem a consciência criadora, da sensibilidade e da criatividade na busca do crescimento pessoal e profissional’’.
É válido ressaltar que a tecnologia, enquanto equipamento é umcomponente importante de instrumento de trabalho no exercício educativo, contudo, não se restringe à tecnologia em si. Ela também está voltada para a organização lógica das atividades, de tal modo que possam ser sistematicamente observadas, compreendidas e transmitidas. Embora inclua como componentes a utilização de meios, a tecnologia aplicada à educação deve ser vista como um conjunto sistemático deprocedimentos que tornem possível o planejamento, a execução, o controle e o acompanhamento do sistema educacional.
Em relação às Tecnologias Gerenciais-TG, os autores dessa investigação "as consideram como um processo sistematizado e testado de ações teórico-práticas (planejamento, execução e avaliação), utilizadas no gerenciamento da assistência e dos serviços de saúde, para intervir nocontexto da prática profissional, buscando a melhoria da sua qualidade. A TG proporciona aos profissionais e clientela interação, disposição para escutar e falar. A TG possibilita um ambiente de trabalho criativo, prazeroso, de autoestima, de processo ensino-aprendizagem, de desenvolvimento do Ser Humano na construção de um mundo melhor".
Emergem também as Tecnologias Assistenciais-(TA)que, para os autores, são aquelas tecnologias que “incluem” a construção de um saber técnico-científico resultante de investigações, aplicações de teorias e da experiência cotidiana dos profissionais e clientela, constituindo-se, portanto, num conjunto de ações sistematizadas, processuais e instrumentais para a prestação de uma assistência qualificada ao ser humano em todas as suas dimensões; o serfísico, o ser psíquico, o ser espiritual, o ser social, o ser intelectual, o ser que pensa, sente, aspira e deseja o ser que age, o ser de relações, o ser particular e coletivo.
Evidenciamos também que a gestão de qualidade como possibilidade de TG, em uma empresa de serviços de saúde, é sempre um desafio, pois as instituições não produzem algo cuja qualidade possa ser medida, pesada e...
tracking img