Tecnologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2109 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTADO DE MATO GROSSO
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
INSTITUTO DE LINGUAGEM
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE CÁCERES
DEPARTAMENTO DE LETRAS

VANEY LÚCIA FARIA LEITE

TECNOLOGIAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES:
como as tecnologias estão sendo abordadas e aplicadas nos cursos de licenciaturas da
UNEMAT/Cáceres

CÁCERES-MT
2012/01

ESTADO DE MATO GROSSO
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DOESTADO DE MATO GROSSO
INSTITUTO DE LINGUAGEM
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE CÁCERES
DEPARTAMENTO DE LETRAS

VANEY LÚCIA FARIA LEITE

TECNOLOGIAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES:
como as tecnologias estão sendo abordadas e aplicadas nos cursos de licenciaturas da
UNEMAT/ Cáceres

Projeto apresentado ao Departamento de Letras da Universidade do Estado de Mato Grosso como requisito parcial paraelaboração do trabalho monográfico.
Orientador: Prof. Dr.Valdir Silva.

CÁCERES-MT
2012/01

Uma técnica não se converte em uma ferramenta até que a saiba manejar e lhe aplicar a criatividade, a imaginação e o saber.
A M. Dugud (1981)

Sumário

1.INTRODUÇÃO 5
2. JUSTIFICATIVA 6
3. OBJETIVOS: 8
4. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 9
5. METODOLOGIA DA PESQUISA 11
6. CRONOGRAMA 12
BIBLIOGRAFIA 131.INTRODUÇÃO
O reconhecimento de uma sociedade cada vez mais tecnológica deve ser acompanhado de proposições de políticas institucionais que assegure nos currículos dos cursos de formação de professores (Licenciaturas) as habilidades e os conhecimentos necessários para que o futuro professor incorpore em suas práticas docentes o uso e aplicação das novas tecnologias,como mais um recurso pedagógico a seu dispor na sociedade contemporânea. Esse é um aspecto que o sistema de educação em todos os seus níveis, não pode ser negligenciado. Em outras palavras, a adaptar às necessidades das sociedades a que serve. E o grande desafio é o de se adaptar às grandes mudanças sociais culturais e econômicas que emergiram no contexto das tecnologias digitais.
E o grandedesafio é o de se adaptar às grandes mudanças sociais, culturais, técnicas e econômicas que emergiram no contexto das tecnologias digitais.
A Universidade não pode mais negar a existência da tecnologia e o seu papel social, uma vez que ela faz parte do contexto dos alunos, sejam eles da própria universidade ou da escola. A socialização do saber e a qualificação para o trabalho adquirem, hoje, umcaráter altamente dinâmico, requerendo das pessoas flexibilidade, criatividade e atualização permanente, em decorrência das mudanças de paradigmas com as quais a sociedade vem se confrontando. Isso só será possível se aqueles que estiverem no exercício do ofício docente, minimamente, puderem dominar as atuais tecnologias de informação.
Para Moran (2011), uma educação inovadora se apóia num conjuntode propostas com alguns grandes eixos que lhe servem de guia e de base: o conhecimento integrador e inovador. Muitos professores ainda têm dificuldades em lidar com o uso de tecnologias na educação. Para Valente (1993b), a formação do professor deve prover condições para que ele construa conhecimento sobre as técnicas computacionais e possa integrar o computador na sua prática pedagógica. Assim,amparada nessa reflexão, a proposta para essa investigação é a de conhecer em que medida os cursos de licenciatura do campus de Cáceres estão propiciando à formação docente, o uso e a aplicação das tecnologias nas práticas dos futuros professores.

2. JUSTIFICATIVA

O momento é fundamental para se realizar esta investigação, pois as matrizes de todos os cursos estão sendo reformuladas e comisso poderei analisar o que cada uma delas contempla em termos de tecnologia. No campus ainda é precária a estrutura física de laboratórios de informática e de computadores a disposição dos alunos, particularmente daqueles que não possuem computadores próprios. Também é precária a banda de internet não só do Campus, mas de toda a UNEMAT. Soma-se a isso, o fato dos professores, em sua maioria,...
tracking img