Tecnologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 81 (20135 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Apostila de Arquitetura dos Computadores

Versão Preliminar – Setembro de 2005
1

Capítulo 1 – Evolução Histórica dos Computadores
1.1 INTRODUÇÃO:

1.1.1 Conceituação: Mário A. Monteiro (Introdução à Organização de Computadores) “Um computador é uma máquina (composta de partes eletrônicas e eletromecânicas) capaz de sistematicamente coletar, manipular e fornecer resultados dasmanipulações de informações para um ou mais objetivos.” “Processamento de dados consiste em uma série de atividades ordenadamente realizadas, com o objetivo de produzir um arranjo determinado de informações a partir de outras obtidas inicialmente.” “Dado pode ser definido como a matéria-prima originalmente obtida de uma ou mais fontes (etapa da coleta).” “Informação é o resultado do processamento, isto é, odado processado ou “acabado”.”

Dados

Processamento

Resultado: Informação

Figura 3.1 – Etapas básicas de um processamento de dados.

1.1.2 Sistemas: “Um sistema é um conjunto de partes coordenadas que concorrem para a realização de um determinado objetivo.” O enfoque sistemático se faz presente em várias áreas do desenvolvimento comercial, científico, industrial e social. “Sistema deprocessamento de dados (SPD) são aqueles responsáveis pela coleta, armazenamento, processamento e recuperação, em equipamento eletrônico, dos dados necessários ao funcionamento de um outro sistema maior: o sistema de informação.” a) Sistema de computação; b) Sistema de aplicação. “Sistema de informação de uma empresa pode ser conceituado como o conjunto de métodos, processos e equipamentosnecessários para se obter, processar e utilizar informações dentro da empresa.” Os sistemas de informações se desenvolvem segundo duas dimensões: a) componentes da organização: diversos setores funcionais; b) nível de decisão: operacional, gerencial e alto nível da organização. “Sistema de informações gerenciais (SIG) é o sistema que engloba todos os componentes e todos os níveis de decisão de umaorganização.”

2

1.1.3 Sistemas de Computação: “Programa é um conjunto de instruções.”
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. Escrever e guardar N = 0 e SOMA = 0; Ler número da entrada; Somar valor do número ao de SOMA e guardar resultado como SOMA; Somar 1 ao valor de N e guardar resultado como novo N; Se valor de N for menor que 100, então passar para item 2; Senão: imprimir valor de SOMA; Parar.
Figura 3.2 –Algoritmo para soma de 100 números.

Um programa de computador é a formalização de um algoritmo em linguagem inteligível pelo computador. “Linguagem binária é a linguagem de comunicação dos computadores.” Na linguagem binária os caracteres inteligíveis não são A, B, +, 0, etc., mas apenas zero(0) e um (1). Essa linguagem também chamada de linguagem de máquina, é, para os seres humanos, tediosa demanipular, difícil de compreender e fácil de acarretar erros. Por essa razão, foram desenvolvidas outras linguagens, mais próximas do entendimento dos operadores, genericamente chamadas de Linguagens de programação. Instruções de máquinas entendidas pelos computadores: a) executar operações aritméticas sobre dois números; b) executar operações lógicas sobre dois números; c) mover um conjunto de bits(um número ou parte) de um ponto para outro do computador; d) desviar a seqüência do programa; e) comunicação com algum dispositivo de entrada ou saída de dados. “Hardware é o conjunto formado pelos circuitos eletrônicos e partes eletromecânicas de um computador.” “Software consiste em programas, de qualquer tipo e em qualquer linguagem, que são introduzidos na máquina para fazê-la trabalhar,passo a passo, e produzir algum trabalho.”

1.2

HISTÓRICO:

É comum encontrar uma divisão histórica da evolução dos computadores segundo o elemento básico de sua organização: Válvulas, transistores, circuito integrado, pastilhas de alta e muito alta integração. 1.2.1. Época dos dispositivos mecânicos (500 a.c – 1880) O conceito de efetuar cálculo surgiu com os babilônios e sua invenção o...
tracking img