TECNOLOGIA E CONTROLE DE QUALIDADE CARNES E DERIVADOS

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (348 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de julho de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto

TECNOLOGIA E CONTROLE DE QUALIDADE CARNES E DERIVADOS

TRANSFORMAÇÕES BIOQUÍMICAS DO MÚSCULO


ABRIL DE 2013










TRANSFORMAÇÕESBIOQUÍMICA DO MÚSCULO


As transformações bioquímicas e estruturais ocorrem simultaneamente.
Bioquímica: A glicólise anaeróbica com formação de ácido láctico, provocando a queda do PHde aproximadamente 7,0 para 5,6
Estruturais: A contração muscular torna-se permanente devido a queda do ATP, promovendo a rigidez da carne. É de extrema importância a observação da influênciade transformações do músculo em carne, se destaca a genética, idade, sexo, peso, o abate,alimentação,, os processos dos post- morte, como descanso, glicogênio residual, entre outros. A qualidade finalda carne é resultante de todas essas etapas que o animal passou durante toda a cadeia produtiva.Assegurando procedimentos adequado de transporte , embarque e desembarque,armazenamento, manipulação,temperamento dos animais técnicas pré –abate e pós- abate. O conhecimento destes processos sejam intrínsecos e extrínsecos é fundamental para a qualidade final da carne. Ocorre em 3 fases :FASE PRÉ- RIGOr : O tecido muscular é mais macio,flexível e caracterizado bioquimicamente pela queda nos níveis de ATP e pela glicólise ativa. A glicólise pós-morte resultana conservação doglicogênio em ácido láctico, causando queda no PH,o grau de mudança no PH vária de uma espécie para outra e também entre os músculos diferentes.
FASE RIGO- MORTIS: É caracterizado pelo desenvolvimentode uma condição de rigidez e inflexibilidade no músculo.
Ocorre que o PH cai e está associada a formação do complexo alto miosina.
FASE POST-MORTEM (MATURAÇÃO): É aquela na qual a carnenormalmente torna-se gradualmente tensa e macia, tornando-se sensorialmente aceitável durante o propósito de maturação .
Os principais processos Pós- Morte anômolo do músculo resultam em carne...
tracking img