Tecnologia sustentavel cozinhas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2542 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Novas tecnologias oferecem caráter sustentável às cozinhas.
Orgânicos, funcionais, integrais, biodiversidade, certificações e outras condições de procedência são opções hoje para deixar um menu, um cardápio ou uma receita mais amigos do meio ambiente na alimentação servida no prato.
Porém, para chegar até a mesa do cliente o preparo em restaurantes, bares, refeitórios, hotéis, caterings e atémesmo em hospitais passa pelo uso de diversos procedimentos e equipamentos que permitem a realização da comida em si: desde a recepção dos ingredientes, planejamento de utilização, conservação, cozimentos e etapas deste conjunto até fazer a apresentação dos alimentos no prato final e a gestão dos resíduos posteriores.
Agora já há disponibilidade no mercado brasileiro de equipamentos e tecnologiacapazes também de tornar mais "verde" a infra-estrutura utilizada em cozinhas. E o que é melhor: não só impactam menos no meio ambiente, como também trazem racionalidade e na maior parte das vezes economia de custos nos processos. Há várias situações que até mesmo os equipamentos se auto pagam em poucos meses, pela diminuição de gastos que proporcionam.

Veja abaixo 3 ( três dicas), todas daLinha Innovations da fabricante Topema Cozinhas Profissionais:

01.Recicladora de Lixo Orgânico
Os restos dos alimentos e sobras geram um grande volume de lixo orgânico a cada turno e a cada dia. A proporção deste volume é expressiva, quanto maior o movimento, maior o lixo. A coleta seletiva é precária na maior parte das capitais e grandes municípios brasileiros. A lei dos resíduos sólidos está aí,aprovada. Muitos estabelecimentos vêem-se obrigados a investir altos valores em câmaras de conservação / refrigeração do lixo.

A Recicladora de Lixo orgânico surge como solução excepcional e inventiva: transforma todo o lixo em pó orgânico que é nutriente ao solo. Chega a diminuir em seu processo de reciclagem até 90% do volume do lixo e proporciona este pó como adubo de cultivo e jardins,podendo até ser comercializado. Ainda tem mais: ao compactar o lixo, separa a água embutida nestes restos e a higieniza nos procedimentos, permitindo que possa ser usada por exemplo para lavagem de pisos e irrigação de jardins.
A Recicladora quando utilizada com volume evita o pagamento de retirada por empresas especializadas e pode restituir o investimento feito em menos de um ano.

02.Fritadeira com filtragem para maior reutilização do óleo
Segundo matéria da Globo News, o Brasil chega a produzir a incrível quantidade de 9 bilhões de litros de óleo de cozinha anualmente, sendo que menos de 5% é devidamente reciclado e com destino para uma coleta responsável. Somente um litro de óleo é capaz de contaminar 1 milhão de litros de água. A média nacional diária em estabelecimentos dealimentação fora do lar é o uso de 10 litros dia de óleo.
Essa moderna e diferenciada fritadeira tem algumas vantagens antes não disponíveis: possui controle eletrônico de temperatura, evitando assim os excessos de saturação do óleo. Possui um sistema integrado de filtragem, através do uso de celulose e carvão ativado, com capacidade de filtrar até 13 litros por minuto.
O resultado é que o óleo éreciclado nestes procedimentos, mantendo-se "vivo" e com suas propriedades principais, podendo ser usado em até 6 vezes mais do que seria inicialmente sem prejudicar os alimentos. Ou seja, são 6 vezes menos de impactos no meio ambiente.

03. Fogão de cozimento por indução
Uma tecnologia moderna e inteligente.
Nos fogões tradicionais há intensa emissão de carbono, das modalidades CO, CO2 e CH4.Junto com o aquecimento do fogão, o ambiente se aquece, o que gera alto desperdício e o risco de manipulação em queimaduras é elevado, especialmente em ambientes profissionais. Há riscos de vazamento de gás, necessidade de capital em estoque e espaço físico para este estoque.
Com os fogões de indução é completamente diferente: a eficiência energética é bem maior, alcança 90%, com pouquíssimo...
tracking img