Tecnologia no varejo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2115 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TECNOLOGIA DE VAREJO
Pós Graduação – Gestão de Varejo
Matéria – Logística Empresarial

Trabalho:
Rafael Yamashita

1. INTRODUÇÃO
O ambiente empresarial vem mudando continuamente, tornando-se mais complexo e menos previsível, e cada vez mais dependentes e sedentos de informação e de toda a infra-estrutura tecnológica que permite o gerenciamento de enormes quantidades de dados einformações.
Neste mundo moderno e competitivo que nos encontramos, além das grandes fusões e aquisições, que estão consolidando os players do varejo, outros grandes desafios enfrentados atualmente por este segmento são o gerenciamento e a fidelização dos clientes, a melhoria da rentabilidade e o aprimoramento constante dos processos. A tecnologia está gerando grandes transformações, que estãoocorrendo a nossa volta de forma ágil e sutil. É uma variação com conseqüências fundamentais para o mundo empresarial, causando preocupação diária aos empresários e executivos das corporações, com o estágio do desenvolvimento tecnológico das empresas e/ou de seus processos internos.
A logística de mercado envolve o planejamento, a implementação e o controle dos fluxos físicos de materiaise de produtos finais entre os pontos de origem e os pontos de uso, com o objetivo de atender as exigências dos clientes, que não são poucas, e de lucrar com este atendimento, por isso requer sistemas logísticos integrados, envolvendo o gerenciamento de materiais, os sistemas de fluxos de materiais e a distribuição física, com base na tecnologia da informação.
Os sistemas de informação têmum papel fundamental no gerenciamento da logística, especialmente os computadores, os terminais de pontos-de-venda, os códigos uniformes do produto, o rastreamento por satélite, a troca eletrônica de dados e a transferência eletrônica de fundos. Com isso permite diminuir sensivelmente o prazo de entrega, o controle de estoques, a previsão de vendas, os planos de produção e distribuição.
"Ainformação tecnológica pode ser a maior ferramenta dos tempos modernos, mas é o julgamento de negócios dos humanos que a faz poderosa"
(Charles B. Wang)

2. FERRAMENTAS QUE GERAM VANTAGENS COMPETITIVAS

Em face de um ambiente de competitividade crescente, a logística com seus eficientes canais de distribuição, evolui na sua base conceitual, passando a considerar de forma sistêmica todas asatividades que se relacionam direta e indiretamente aos fluxos físicos e de informação da cadeia de suprimentos.
Nesse sentido, a adoção de abordagens sofisticadas de gerenciamento do processo logístico no âmbito das empresas tem representado um ponto chave para a efetivação e sustentação de estratégias mercadológicas promissoras, com isso, as empresas ganham mais vantagens competitivaspara se manter em um mercado que exige cada vez mais velocidade, dinamismo, estratégia e capacidade analítica. A seguir veremos algumas dessas ferramentas/estratégias.

2.1. Business Intelligence
A tecnologia de Business Intelligence (BI) traz importantes vantagens competitivas para os varejistas, pois permite a transformação dos dados em informações úteis e significativas,possibilitando análises sofisticadas a respeito de clientes, fornecedores, mercado, processos internos e o ambiente de negócios em geral. Isto permite que as empresas melhorem seus processos, minimizando custos e otimizando recursos.

2.2 CRM – Customer Relationship Management
É uma abordagem que coloca o cliente no centro do desenho dos processos do negócio, cujo principal objetivo desta ferramentaé auxiliar as organizações a angariar e fidelizar clientes e/ou prospects, fidelizar clientes atuais na busca de atingir a sua satisfação total, através do melhor entendimento das suas necessidades, expectativas e formação de uma visão global dos ambientes de marketing.
O software (normalmente denominado de “sistema CRM”) é um sistema integrado, constituido por um conjunto de...
tracking img