Tecnologia na escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3530 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A Inclusão Digital e a Educação
Eduardo O C Chaves
I. A Natureza da Inclusão Digital
Considero como Inclusão Digital o processo mediante o qual as pessoas obtêm acesso à tecnologia digital e se capacitam para utilizá-la de modo a promover seus interesses e desenvolver competências que resultem na melhoria da qualidade de sua vida.
Estudos recentes na área de Inclusão Digital - e tenho emmente especialmente o livro Bridging the Digital Divide: Technology, Community and Public Policy, de Lisa J. Servon (Série “The Information Age, Editora Blackwell Publishing, Oxford, UK, 2002) - têm enfatizado o fato de que a Inclusão Digital envolve basicamente três componentes, todos contemplados na definição que acabo de fornecer:
- Acesso à tecnologia digital
- Capacidade de manejar essatecnologia do ponto de vista técnico
- Capacidade de integrar essa tecnologia nos afazeres diários
Isso significa que a velha visão da Inclusão Digital, segundo a qual, para promovê-la, bastava dar aos digitalmente excluídos acesso à tecnologia, fornecendo-lhes computadores, software e conexão com a Internet, não é mais adequada, se é que um dia foi (embora acesso, clara e evidentemente, continue aser uma condição necessária para a Inclusão Digital).
Também não basta complementar o acesso com treinamento técnico em Windows, Office e Internet (ou softwares equivalentes) para que as pessoas aprendam a manejar tecnicamente a tecnologia (embora esse domínio técnico da tecnologia também seja uma condição necessária para a Inclusão Digital).
Esses dois componentes, acesso e manejo técnico datecnologia, são, como assinalei, condições necessárias para a Inclusão Digital - mas nem mesmo conjuntamente se tornam condições suficientes.
Para que as pessoas não sejam excluídas dos benefícios da tecnologia digital, é preciso, além desses dois componentes, que elas adquiram a capacidade de efetivamente integrar a tecnologia em sua vida e em seus afazeres diários (profissionais e pessoais),de modo a desenvolver competências que resultem na melhoria da qualidade de sua vida (o terceiro componente).
II. Os Espaços da Inclusão Digital
Há basicamente dois espaços nos quais se pode promover a Inclusão Digital: fora da escola e dentro da escola. O primeiro, naturalmente, é um “espaço guarda-chuva”, muito amplo, pois inclui todos os espaços não escolares.
A. A Inclusão Digital Forada Escola
A Inclusão Digital fora da escola é necessária, primariamente, para aqueles que continuam excluídos da tecnologia digital apesar de já terem passado da idade escolar. Neste caso, o processo de inclusão precisará ser feito nos chamados tele-centros comunitários ou em alguma instituição equivalente - que pode até mesmo ser os laboratórios de informática de escolas em seus períodos deociosidade (fim de semana ou à noite, no caso de escolas que não funcionem com seus cursos regulares nesse turno).
Para se instalar um tele-centro (ou equivalente) são necessários os mesmos componentes já caracterizados:
- Equipamentos (hardware, software, conexão com a Internet) capazes de prover acesso à tecnologia digital por parte daqueles que não possuem acesso a ela em casa ou no trabalho- Recursos humanos e materiais (inclusive material didático) que permitam oferecer treinamento no manejo técnico dessa tecnologia (Windows, Office, Internet - ou softwares equivalentes)
- Recursos humanos e materiais (inclusive material didático) que permitam oferecer capacitação na integração dessa tecnologia aos afazeres diários dos participantes, ajudando-os, assim, a usar a tecnologia paradesenvolver competências que resultem na melhoria da qualidade de sua vida
Desses três componentes, o último certamente é o mais difícil, porque os participantes vão fatalmente possuir interesses, talentos e qualificações bastante diferenciados.
Os participantes em um programa de Inclusão Digital extra-escolar sem dúvida precisam aprender a usar Word, Excel, PowerPoint e (talvez) Access -...
tracking img