Tecnologia na escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2024 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Paulista

Projeto Atividade Prática Supervisionada – 1º Período

“EDUCAÇÃO DIGITAL: POLÍTICA PARA COMPUTADORES INTERATIVOS E TABLETS”

Campinas – SP
2012

Introdução

Buscamos então entender a tecnologia, saber um pouco do que é a tecnologia:

“As tecnologias nos ajudam a encontrar o que está consolidado e a organizar o que está confuso, caótico, disperso. Por isso é tãoimportante dominar ferramentas de busca da informação e saber interpretar o que se escolhe, adaptá-lo ao contexto pessoal e regional e situar cada informação dentro do universo de referências pessoais.”
(Moran, 2000)

Educar então é colaborar para que professores e alunos nas escolas e organizações - transformem suas vidas em processos permanentes de aprendizagem. É ajudar os alunos naconstrução da sua identidade, do seu caminho pessoal e profissional, do seu projeto de vida, no desenvolvimento das habilidades de compreensão, emoção e comunicação que lhes permitam encontrar seus espaços pessoais, sociais e de trabalho e tornar-se cidadãos realizados e produtivos.
Pretendemos então, buscar as várias formas de utilizar-se das tecnologias dentro da sala de aula, formas eficazes,que contribuam para o crescimento e desenvolvimento dos alunos. Entender como as escolas têm trabalhado o assunto dentro das salas, de como tem lhe dado com esse novo método de ensino.
As tecnologias nos ajudam a encontrar o que está consolidado e a organizar o que está confuso, caótico, disperso. Por isso é tão importante dominar ferramentas de busca da informação e saber interpretar o que seescolhe, adaptá-lo ao contexto pessoal e regional e situar cada informação dentro do universo de referências pessoais.
Os desafios são muitos, pois um ensino de qualidade, é uma preocupação maior do que uma educação de qualidade.O educar é integrar novas sistemas do real ao imaginário, segundo Moran (2000) ensinar/educar é um processo que temos que esperar de cada aluno o seu momento. O desafiomaior é caminhar para um ensino e uma educação de qualidade, que integre todos os seres humanos, para isso é necessário a integração da ética, o emocional e a tecnologia para uma transmissão entre o pessoal e o social.
Sendo assim, é necessário seguirmos um caminho para a aprendizagem, Moran diz que devemos juntar vários fatores, tais como: o interesse, a motivação, o desenvolvimento de hábitosque facilitem o processo de aprendizagem, só assim conseguiremos avançar, pois o conhecimento se dá no processo de interação, comunicação, porém, o primeiro passo, é a informação ser tratada de forma interna e externa.

Objetivo



As tecnologias estão cada vez mais presentes no cotidiano da sociedade, da economia e da cultura. As escolas enquanto parte desses elementos, também incorporou erejeitou tecnologias ao decorrer de sua historia. E-mail, redes sociais, lousas digitais e uma seriem de outras novidades eletrônicas estão invadindo as praticas pedagógica.
Mas como tudo isso pode contribuir efetivamente para a melhoria da Educação? Para investigar esse assunto nós fomos a duas escolas, uma particular e outra pública, para saber como tem sido o desenvolvimento dos alunos e comoa escola tem lidado com essa geração moderna. Elaboramos algumas questões para ser discutidas com o professor responsável pela sala de informática, para descobrir como tem sido as aulas em frente a um computador e como as escolas receberam esse avanço tecnológico, que hoje não esta apenas em casa pra alguns, mais tem expandindo para a sala de aula para todos·.

Relatório

Entrevista com aProfessora Roselaine
Escola E.M.E.F Fernanda Graziele Rezende Covre

1-Há quanto tempo a escola trabalha com o uso da tecnologia?
Professora Roselaine: Nós temos a sala de informática há vários anos, mas só é utilizada há dois anos.

2-Para os professores, como tem sido lidar com esse novo método de ensino?
Professora Roselaine: No começo os professores resistiram bastante, principalmente os...
tracking img