Annnnn

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 38 (9317 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
aaaaaxxxvv1
INTRODUÇÃO
Nos dias de hoje estamos observando cada vez mais, uma crescente forma de estratégia empresarial entre as organizações, que são as alianças estratégicas, também chamadas de parcerias, joint ventures ou fusões.
A aliança estratégica é a união de duas ou mais empresas que possuem um objetivo comum entre si. Podem se unir de diversos modos e também podem ter um tempo certopara se atingir o objetivo ou ser permanente.
Devido à concorrência cada vez mais acirrada que as empresas vêm sofrendo, elas sentiam a necessidade e verificaram a possibilidade de se unirem para se solidificarem frente à outras empresas, que cada vez mais estão ficando mais fortes. Outros motivos para a sua formação são as diversas vantagens que podem ser obtidas como a troca de conhecimento etecnologia, onde uma empresa que possui know-how para a produção de um item, pode não ter a força da marca de uma outra empresa e, ao invés de efetuar elevados gastos para a aquisição de nova tecnologia ou a solidificação da marca, unem-se em uma aliança estrategicamente elaborada para que as duas partes sejam beneficiadas. E por fim, outro motivo alegado pelos estudiosos da área, é a possibilidadede diluírem seus custos com as empresas pertencentes à união.
Um exemplo de aliança estratégica dada por Tachizawa e Rezende [2000] foi entre a Sadia e Refinações de Milho Brasil no lançamento da margarina Mazzola. A Sadia, com know-how de produzir e distribuir margarinas, se ressentia pela falta de uma marca forte. A Refinações, com uma marca forte, não era especialista em produção edistribuição de margarinas. A melhor alternativa para ambas foi implantar uma aliança estratégica.
Na área de tecnologia de ponta, temos o caso que envolveu a IBM, a Apple e a Motorola, três grandes rivais, no desenvolvimento de parcerias com organizações fornecedoras, congêneres e, em última instancia, até com empresas concorrentes.
2
A formação de uma aliança estratégica esbarra em algumas dificuldadesde acordo com o tipo de aliança que se deseja formar. Essas dificuldades são diferenciadas como, por exemplo, quando formada uma aliança internacional seus dirigentes terão que ter cautela com a cultura nacional da empresa que se unirá. Além disso, as alianças em geral, sofrem restrições governamentais, por meio de leis e regulamentos, como é o caso da Ambev (Companhia de Bebidas das Américas), queserá abordado nesta monografia, onde teve que negociar com a CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), que é o órgão regulamentador das fusões no Brasil, a aliança de suas empresas, resultando em algumas exigências. Outros fatores, como por exemplo, os conflitos gerados na administração de pessoal, bem como a manutenção e os cuidados na união de duas empresas, avaliações financeiras etecnológicas, processos de formação, tipos de alianças, entre outros, serão abordados nesta pesquisa.
A monografia foi mais focada no Trabalho de revisão crítica da literatura e também com um estudo de caso de uma aliança estratégica ocorrida no Brasil, com a finalidade de ilustrar o que seria uma aliança estratégica e quais seus objetivos e dificuldades de formação. As alianças estratégicas vêmsendo um cenário cada vez mais comum no mundo administrativo, porém ainda não existe uma diversidade maior de obras a serem pesquisadas, sendo que, talvez esta tenha sido a maior dificuldade em se aprofundar neste tema. Outro fator é que a aliança estratégica é um conglomerado de todos os temas já vistos na teoria da administração, porém com alguns direcionamentos específicos para as alianças.
Oobjetivo desta monografia é a de ilustrar o que é uma aliança estratégica, bem como explicar o seu processo de formação e analisar algumas variáveis decorrentes da aliança como, por exemplo, os aspectos jurídicos e de recursos humanos, além de demonstrar os ganhos que se pode obter dela e as possíveis barreiras a serem enfrentadas.
2
DEFINIÇÃO
A definição de aliança estratégica é mencionada...
tracking img