Tecnologia na defesa do meio ambiente / ergonomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1920 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tecnologia na Defesa do Meio Ambiente
/ Ergonomia



Tecnologia na Defesa do Meio
O avanço da tecnologia é apontado como um dos principais responsáveis pelos grandes males causados à natureza. Não é de se negar que a poluição gerada por veículos e indústrias e a decorrente contaminação das águas e do ar, atingiram, em alguns lugares, índices insuportáveis. E, de fato, esse fenômeno decorre,principalmente, do desenvolvimento tecnológico e do sistema econômico reverenciados por grande parte da humanidade. Vale lembrar que, por trás das máquinas e do sistema, existe sempre a mente humana, que pode utilizá-los como lhe convir, para o bem do próximo e do planeta ou em detrimento dele.
Por sorte, uma dialética aplica-se a esse caso que, com o advento da ecologia e o despertar daconsciência ecológica, encontra sua antítese naqueles que utilizam os frutos desse avanço na luta pela proteção do planeta e dos seres que o habita. Cada vez mais são desenvolvidas tecnologias menos poluentes e mais econômicas, ao mesmo tempo em que os métodos de fiscalização, controle, prevenção, remedi ação e limpeza de danos ao meio ambiente tornam-se mais eficientes. Outra grande aliada do planeta naera cibernética tem sido a Internet, que dissemina informações e campanhas na mesma velocidade em que se degrada, e a esperança sempre é de que a conscientização acabe por superar a devastação.
A internet com sua tecnologia tem sido uma ferramenta para que instituições ambientalistas e as idéias e campanhas que promovem atinjam um número crescente de pessoas e de uma maneira mais efetiva. DenerGiovanini, Coordenador Geral da Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres, acredita que o grande beneficiado nesse processo tenha sido o poder de mobilização para as questões globais, capaz de gerar amplas reações, quase que imediatas: “A velocidade e a disponibilidade das informações propiciadas pela Internet reduziu distâncias e rompeu com as amarras geográficas. Através dela, ousuário pode se manifestar e mobilizar em tempo recorde.”
E, de fato, o grau de praticidade na ação ecológica promovida pela rede chegou a tal ponto que é possível plantar uma árvore com apenas um clique do mouse, ou até mesmo adotar virtualmente um animal silvestre ameaçado de extinção, e isso sem qualquer tipo de compromisso financeiro ou de afiliação com a instituição.
É o caso do Clickarvore,um programa de reflorestamento pela Internet com espécies nativas da Mata Atlântica. Promovido pela parceria entre a Fundação SOS Mata Atlântica, o Instituto Ambiental Vidágua e a Editora Abril, o projeto já promoveu o plantio de mais de 2 milhões de mudas desde o seu início, em agosto de 2000. Qualquer um pode cadastrar-se no site do projeto e plantar, com apenas um clique, uma árvore por dia,que será custeada pelas empresas patrocinadoras associadas ao programa, beneficiadas com incentivos fiscais. Ação idêntica é desenvolvida pelo The Rain Forest Site, que ajuda a preservar Florestas Tropicais de todo o mundo.
Outra campanha que promove o plantio de espécies nativas, só que da Floresta Amazônica, é a Adote uma Árvore, desenvolvida pela Fundação Ambiental José Rebelo do Xingu, noPará. Nesse caso, porém, o adotante paga uma quantia anual por árvore plantada (cerca de 60 dólares), podendo escolher a espécie – através de consulta a dados e fotos pela Internet – e determinar o período da adoção – 1, 3 ou 5 anos. Feita a opção, o adotante efetuará o pagamento através de conta corrente especial, e receberá um certificado. Uma placa com seu nome é afixada à árvore, confirmando suacontribuição para a preservação da natureza.
A fauna brasileira também está sendo beneficiada através de ações promovidas pela rede. Pioneiro em campanhas de proteção de animais silvestres, o Projeto TAMAR dissemina e executa, há 9 anos, uma campanha de adoção de tartarugas marinhas. O papel da internet e tecnologia na propagação e êxito dessa campanha, que tem abrangência internacional, é...
tracking img