Tecnologia digital

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1282 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TECNOLOGIA DIGITAL
Surge cada vez com mais força, no contexto das organizações da sociedade civil, a ideia de levar a tecnologia digital ao alcance da sociedade. Geralmente desenvolvidas através de cursos para pessoas de baixa renda, essas iniciativas se fizeram conhecidas pelo nome de inclusão digital, sendo pensadas e implementadas diante da constatação de uma desigualdade social e econômicaque será agravada se não contemplar uma parcela significativa da sociedade no contexto das novas tecnologias de informação e comunicação. O que esses projetos possibilitam, portanto, na medida de suas possibilidades, é a diminuição das disparidades sociais entre aqueles que têm acesso a essa tecnologia e aqueles que passam a ter acesso não só à informática, como também à Internet.
GLOBALIZAÇÃO
Aglobalização é um dos processos de aprofundamento da integração econômica, social, cultural, política, que teria sido impulsionado pelo barateamento dos meios de transporte e comunicação dos países do mundo no final do século XX e início do século XXI. É um fenômeno gerado pela necessidade da dinâmica do capitalismo de formar uma aldeia global que permita maiores mercados para os países centrais(ditos desenvolvidos) cujos mercados internos já estão saturados. O processo de Globalização diz respeito à forma como os países interagem e aproximam pessoas, ou seja, interliga o mundo, levando em consideração aspectos econômicos, sociais, culturais e políticos. Com isso, gerando a fase da expansão capitalista, onde é possível realizar transações financeiras, expandir seu negócio até entãorestrito ao seu mercado de atuação para mercados distantes e emergentes, sem necessariamente um investimento alto de capital financeiro, pois a comunicação no mundo globalizado permite tal expansão, porém, obtêm-se como consequência o aumento acirrado da concorrência.É um fenômeno gerado pela necessidade da dinâmica do capitalismo de formar uma aldeia global que permita maiores mercados para os paísescentrais (ditos desenvolvidos), cujos mercados internos já estão saturados. O processo de Globalização diz respeito à forma como os países interagem e aproximam pessoas, ou seja, interliga o mundo, levando em consideração aspectos econômicos, sociais, culturais e políticos. Com isso, gerando a fase da expansão capitalista, onde é possível realizar transações financeiras, expandir seu negócio atéentão restrito ao seu mercado de atuação para mercados distantes e emergentes, sem necessariamente um investimento alto de capital financeiro, pois, a comunicação no mundo globalizado permite tal expansão, porém, obtém-se como consequência o aumento acirrado da concorrência.


CAPITALISMO E EXPLORAÇÃO DO TRABALHO
A exploração do trabalho se faz presente na sociedade capitalista, onde a classemenos favorecida (trabalhador) possui apenas uma mercadoria para ofertar: a sua força de trabalho; em contrapartida, temos os capitalistas que detém os meios de produção e necessitam de força de trabalho para movimentar seu negócio.
O trabalhador por necessidade vende essa sua força de trabalho, por um valor acordado (salário) mesmo antes de saber qual será o volume e valor da mercadoria a serproduzida. Assim podemos dizer que o valor pago por essa força não corresponde a tudo aquilo que o trabalhador produzirá. Esse salário pago ao trabalhador, geralmente corresponde a um valor bem abaixo do montante produzido e consegue suprir apenas as necessidades básicas de sua família. O restante da mercadoria produzida pelo trabalhador, ou seja, o trabalho excedente da sua produção é chamado de“mais valia”, é o lucro que pertence exclusivamente ao capitalista.
Em suma, o produto final gerado pela força de trabalho do trabalhador, já não o pertence, mas sim ao capitalista que paga por esse montante um valor mínimo e o disponibiliza para o mercado com um valor superfaturado em relação ao valor pago.
Assim o trabalhador estará sempre preso a essa teia, pois não dispõe de outros recursos...
tracking img