Tecnologias digitais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1315 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução:

Através desta pesquisa de campo e estudo técnico-científico dentro do âmbito educacional, foi possível conhecer, analisar criticamente, identificar e complementar, aquilo que apreendemos no ensino das Tecnologias Digitais da Educação, no decorrer do quinto período.

Esta analise, comporta o entendimento de experiências de ensino-aprendizagem de alunos e professorescom os usos da informática, ou seja, tudo aquilo que envolve a relação sala de aula e computador em rede (dentro da escola e fora dela), e tudo que ela envolve.

Assim sendo, o presente trabalho tem como campo de observação a rede de ensino privado, onde a partir da colaboração de professores, funcionários e alunos do Colégio Padre Eustáquio foi possível contextualizar junto com os temastrabalhados em sala de aula, de que maneira os alunos do ensino infantil, fundamental e médio interagem com o mundo das Tecnologias Digitais, de acordo com a demanda que a sociedade impõe e a realidade que a escola oferece.

O uso de tecnologias na educação não significa simplesmente ensinar o aluno a como usar um computador, como ligar e desligar ele. Mas implica em saber orientar o aluno paraele aplicar o que aprende dentro da sala de aula, no seu ambiente de convívio, neste caso os recursos tecnológicos que ele utiliza no seu dia-a-dia. E conscientizar e formar os professores dentro de teorias e concepções pedagógicas que o guiem para este tipo de aula.

Desenvolvimento:

A escola e composta de vários espaços preparados para atender todo tipo de aluno, onde o colégio conta com 46salas de aulas, 05 quadras poliesportivas, playground, piscina, brinquedoteca, biblioteca com internet, sala de jogos pedagógicos, sala multimídia (Votador, Max Câmera e E-board), telas interativas, auditório, teatro, oficina de artes, coral, cozinha experimental, além de um basto acervo na biblioteca. A escola possui no total 65 computadores distribuídos entre Biblioteca, Lab. para ensinoinfantil e Lab. para ensino fundamental/médio, que são disponibilizados especialmente para os alunos.

Apenas para destacar, os “votadores” são como se fossem controles remoto com duas teclas: Sim (√) e Não (X) onde o professore no final da sua aula faz uma pergunta para a turma com a intenção de saber se a turma realmente compreendeu aquele determinado conhecimento. Dessa forma, alunos votam e depoisde certo tempo o computador registra quem votou sim ou não, qual a porcentagem de votos para cada escolha e o professor pode ainda escolher em ele expor ou não, quem votou ou apenas deixar a porcentagem de votos. Já a “Max Câmera” funciona como se fosse um microscópio/telescópio, ou seja, ele amplia e diminui a visão de certo objeto em que o professor deseje trabalhar. E por ultimo o “E-board”que séria um quando eletrônico, onde a aula deve ser preparada em um programa especifico para ser utilizado neste equipamento, ou ele pode também simplesmente usá-lo como se fosse quadro branco.

É importante destacar que apenas no laboratório do ensino infantil os computadores são divididos para serem usados por duas pessoas ao mesmo tempo, já no laboratório do ensino médio/fundamental oscomputadores são individuais e portáteis (notebooks).

  O corpo docente é formado por profissionais com curso superior e muitos com especializações, mestrado e doutorado. Onde os Objetivos deles são:

•  Envolver todos os participantes (alunos, professores, coordenadores, Diretor e corpo de funcionários da escola) numa construção do processo educativo coletivo, em que a partir de valores,concepções, princípios e crenças que dizem respeito ao futuro do homem e da sociedade possa ser aplicado o conhecimento técnico - cientifico, que a escola oferece.
• Encontrar a melhor maneira de transmitir conhecimentos capazes de orientar e motivar a busca de sua auto realização e compreensão da vida;

• Promover a elaboração consolidada de um repertório de conhecimentos e de vivência que...
tracking img